Artigos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES
NA SESSÃO DE 19 DE ABRIL DE 2007




SENHOR PRESIDENTE
SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:




Neste sábado, Brasília estará comemorando o 47º Aniversário, em meio a importantes realizações, que objetivam realçar a sua significação para a população e o próprio País.
Há mais de 30 anos ligado ao Distrito Federal, desde quando aqui cheguei a fim de investir-me no mandato senatorial, na condição de representante do Ceará, vivenciei a trajetória desta Metrópole, que cresceu e se expandiu gigantescamente, graças à visão de dirigentes responsáveis, quer os primeiros prefeitos e, a seguir, os governadores entre os quais destaco o Senador Joaquim Roriz, cuja clarividência e dinamismo fizeram-no respeitado por parte da comunidade brasiliense e dos segmentos que acompanham o crescimento do País.
O Governador José Roberto Arruda e o Vice Paulo Otávio deram curso a um projeto de empreendimentos expressivos, com recursos orçamentários e os decorrentes do Fundo Constitucional, na aprovação do qual emprestei a minha modesta colaboração, na passada legislatura.
Recordo com imensa alegria, que fui o último Presidente da antiga Comissão do DF, antes de completar-se a autonomia política, com a conseqüente instalação da Câmara Distrital, ocorrida a 1º de Janeiro de 1991, cabendo-me, simbolicamente, entregar a chave do novel Legislativo ao Deputado José Ornelas.
Ao referenciar-me a esses dados históricos, pretendo pôr em relevo a minha vinculação à Capital da República, nestes 32 anos de convivência permanente, sempre no cumprimento de mandatos conferidos pelo povo cearense.
Saúdo, pois, o magno evento, na expectativa de que Brasília, sonhada por Dom Bosco e tornada realidade por Juscelino Kubitschek, continue a ser esse exemplo de expansão ordenada, dentro dos parâmetros arquitetônicos de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.
O índice de qualidade de vida aqui alcançado é um privilégio para nós, que não nos cansamos de exaltar essa peculiaríssima condição de uma Capital que alberga os Três Poderes da República.
Prestes a completar o cinqüentenário, os habitantes dessa faixa abençoada do território nacional engrandece todos quantos a dirigiram nestas quase cinco décadas de existência, com estrutura de governo e fluxo constante de brasileiros de outros recantos do País.
Brasília é uma esplêndida realidade, considerada, por justas razões, patrimônio cultural da Humanidade.


MAURO BENEVIDES
Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados