Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES
NA SESSÃO DE 19 DE ABRIL DE 2007





SENHOR PRESIDENTE
SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:




Por decisão do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem de ser escolhido para dirigir o BNDES o economista LUCIANO COUTINHO, nome aceito com aplausos pelos setores empresariais e a área universitária, em razão de seus méritos incontáveis, comprovados na atuação de atividades públicas e privadas que o projetaram diante da comunidade acadêmica e de instituições prestigiosas, como a Confederação Nacional da Indústria.
O nosso colega ARMANDO MONTEIRO NETO foi um dos primeiros a aplaudir a indicação, afirmando, textualmente, segundo registro na imprensa:
“Foi uma escolha extremamente feliz. Ele vai poder dar uma dimensão importante a esse que é o principal instrumento da política industrial do Brasil”.
Por sua vez, Paulo Godoy, presidente da Associação Brasileira de Infra-Estrutura (Abdib) afirmou que o escolhido “está em linha com os desafios que o Brasil tem pela frente, como promover investimentos, crescimento econômico e bem estar social”.
Tive o prazer de conhecê-lo de perto, desde o tempo em que, a convite do saudoso Ulysses Guimarães, era ele convidado a participar de Seminários para a abordagem de questões nacionais relevantes, na esfera de seu comportamento, sempre defendendo pontos de vista direcionados ao rumo de expansão de nossas atividades produtivas.
Há quem diga que a lembrança do nome do ilustre economista decorreu de preferência pessoal do Chefe da Nação, em sintonia com o Ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, embora outras personalidades houvessem sido mencionadas, na fase de seleção dos possíveis candidatos ao elevado posto.
Acredito que Luciano Coutinho imprimirá um ritmo de desempenho compatível com as necessidades do País, num instante em que o PAC sinaliza para fase alvissareira, capaz de contribuir a elevação do PIB, através de iniciativas de ampla dimensão e abrangência.
Saúdo a escolha de Luciano Coutinho, augurando-lhe uma porfia à altura dos anseios da presente conjuntura entre os quais se insere a luta pela correção das desigualdades regionais, o que terminam por beneficiar o Nordeste brasileiro, Região que tenho a honra de representar nesta Casa.


MAURO BENEVIDES
Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados