Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES
NA SESSÃO DE 04 DE MAIO DE 2007

 


SENHOR PRESIDENTE
SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 


Todas as atenções do povo brasileiro voltam-se para a visita que o Papa BENTO XVI fará ao nosso País a partir do dia 9, aqui permanecendo até 13 do corrente, cumprindo intensa agenda de compromissos, o mais importante dos quais a CANONIZAÇÃO de FREI GALVÃO – o primeiro santo brasileiro proclamado pela Santa Sé, após longo trâmite no Vaticano, em obediência a preceitos estabelecidos pelo Direito Canônico.
A exemplo do João Paulo II, o seu sucessor vem ao encontro da família cristã brasileira, atendendo a uma série de eventos, inclusive reunião do CELAM, do qual participaram prelados de toda a América Latina, que principiarão a chegar a São Paulo no início da semana vindoura.
Recentemente, quanto esta Casa realizou sessão solene para reverenciar o futuro Santo, o Arcebispo de Aparecida, Dom Raimundo Damasceno, mostrou-se otimista quanto ao sentimento dos católicos de São Paulo e de todas as nossas Unidades Federadas, muitos dos quais assistirão, no Campo de Marte, a missa campal que assinalará, ao final, o rito de canonização de um franciscano de virtudes excepcionais, entre as quais avultavam a sua humilde e extrema dedicação à causa do Povo de Deus.
Lastima-se que o Pontífice não venha a Brasília, sede do governo, a exemplo de João Paulo II, que aqui mereceu as honras dos Três Poderes da República, em celebrações que tocaram a alma e o coração dos nossos compatrícios.
Por sua vez, Dom Odilio Scheider, recém empossado no Arcebispado de São Paulo, em substituição ao Cardeal Cláudio Hummes, hoje radicado em Roma, também ressaltou, em sua homília, na missa solene de investidura, diante de autoridades locais, domingo passado, a relevância da visita de Joseph Ratinzinger, afirmando que o fato “arraigará, ainda mais, o sentimento de crença e religiosidade de nosso povo”.
Ao registrar o magno acontecimento, desejo saudar a presença, na semana entrante, em nosso território, daquele que tem a imensa responsabilidade de dirigir os destinos espirituais de milhões de fiéis, todos impregnados de crença e de fervor que dominam todos os segmentos da nossa comunidade.
E o Núncio Apostólico, Dom Lourenzo Baldisseri, incumbir-se-á, certamente, de levar ao Papa a imensa honra que experimentam os congressistas em face de sua presença em nosso País, enraizando as nossas convicções de Fé e catolicidade.                


MAURO BENEVIDES
Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados