Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES
NA SESSÃO SOLENE DO 47º ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA REALIZADA EM 20 DE ABRIL DE 2007





Sr. Presidente, nobre Deputado Rodrigo Rollemberg, que substitui a partir deste instante nosso eminente colega Tadeu Filippelli, meu companheiro de bancada, que recebeu na última eleição votação consagradora que o permitiu voltar a esta Casa e continuar trabalhando infatigavelmente pelos interesses da Capital da República, nossa sempre lembrada Brasília.
Sr. Deputado José Fernando Aparecido de Oliveira, nosso colega neste plenário e que tem a imensa responsabilidade de aqui representar o extraordinário homem público José Aparecido de Oliveira, que dirigiu Brasília com extraordinária clarividência, fazendo com que conquistássemos aquele galardão e fôssemos patrimônio cultural da humanidade. Aquele mesmo José Aparecido de Oliveira que tive o privilégio, como Presidente do Senado Federal, de aprovar seu honrado nome para nossa representação diplomática em Portugal, quando ali realizou um trabalho extraordinário de aproximação entre os países de língua portuguesa, realizando, portanto, um trabalho de expansão do prestígio do Brasil junto àquelas nações irmãs.
Sr. Deputado Rogério Ulysses, que neste instante representa a Câmara Legislativa, juntamente com o colega Deputado Marco Lima, que se encontra presente.
Saúdo todos os companheiros que aqui estão: Bruno Araújo; Osório Adriano; Uldurico Pinto, representando a Bahia e compartilhando conosco deste evento significativo.
Cumprimento todos os presentes, a começar por essa juventude, na qual Brasília deposita, sem dúvida, as esperanças de crescer ainda mais.
Já ressaltei ontem, nesta mesma tribuna, que no sábado Brasília estará comemorando o 47º aniversário em meio a importantes realizações que objetivam realçar a sua significação para a população e o próprio País.
Há mais de 30 anos, senhoras e senhores, estou ligado ao Distrito Federal. Atentem bem! Minha permanência aqui é trintenária, desde quando aqui cheguei a fim de investir-me no mandato senatorial, na condição de representante do Ceará, trazendo comigo como preocupação maior a busca da normalidade político-institucional no País.
Cheguei a Brasília e passei a acompanhar a brilhante trajetória desta megalópole, que cresceu e se expandiu gigantescamente, graças à visão de dirigentes conscientes dos seus deveres, quer os primeiros Prefeitos e, a seguir, os Governadores, entre os quais destaco também, já que já o fiz em relação a José Aparecido de Oliveira, o hoje Senador Joaquim Roriz, cuja clarividência e cujo dinamismo fizeram-no respeitado por parte da comunidade brasiliense e dos segmentos que acompanham o crescimento do País.
Presentemente, o Governador José Roberto Arruda o seu Vice, Paulo Otávio, deram curso a um projeto de empreendimentos expressivos, com recursos orçamentários e os decorrentes do Fundo Constitucional, a cuja aprovação emprestei minha modesta colaboração na passada Legislatura.
Destaco com imensa alegria – e isso já o fez o Presidente Tadeu Filippelli, o último Presidente da Comissão do Distrito Federal, antes de completar-se a autonomia política com a conseqüente instalação da Câmara Legislativa, ocorrida a 1º de janeiro de 1991 – que me coube simbolicamente entregar a chave do novel legislativo ao Deputado José Ornellas, o menos jovem daqueles que se diplomaram como representantes do povo brasiliense.
Ao reportar-me a esses dados históricos, pretendo pôr em relevo a minha vinculação à Capital da República nesses 32 anos de convivência permanente, sempre no cumprimento de mandatos conferidos pelo povo cearense, quer o de Senador da República, num passado recente, e, presentemente, como Deputado Federal, cumprindo, senhoras e senhores, neste instante, o décimo mandato parlamentar.
São 10 mandatos a representar o povo do meu Estado, sempre recebendo desta cidade estimulantes demonstrações como o da tarde de hoje, essa tarde que me fez permanecer aqui no Distrito Federal, a fim de que pudesse compartilhar da alegria de sua gente na passagem amanhã do 47º aniversário de sua existência.
O índice de qualidade de vida alcançado aqui em Brasília é um privilégio para nós que não nos cansamos de exaltar essa peculiaríssima condição de uma capital que alberga os três Poderes da República, o nosso Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
Prestes a completar o cinqüentenário, os habitantes dessa faixa abençoada do território nacional são reconhecidos a todos quantos a dirigiram nessas quase cinco décadas de existência, com a estrutura de Governo dinâmico e fluxo constante de brasileiros de outros recantos do País, que aqui ajudaram a construir a grandeza nacional.
Brasília é uma esplêndida realidade, considerada, por justas razões, como as que aqui já foram ressaltadas, patrimônio cultural da humanidade.
Louvo os Deputados Rodrigo Rollemberg e Tadeu Filippelli pela iniciativa dessa magna sessão, que pereniza um evento de inapagável significação para todos nós que aqui cumprimos o nosso dever como mandatários do povo brasileiro.
Deixo minhas homenagens a Brasília e ao seu povo.
Muito obrigado.



MAURO BENEVIDES
Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados