Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES
NA SESSÃO DE 26 DE ABRIL DE 2007





SENHOR PRESIDENTE
SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:



A Assembléia Legislativa do Ceará realiza, nesta quinta-feira, às 15 horas, Sessão Solene, destinada a homenagear o escritor Gerardo Magela Mello Mourão, intelectual de mérito incontáveis, que alcançou projeção internacional, mercê de um talento privilegiado e das inúmeras obras publicadas em diversos idiomas, todas com elogios da crítica especializada.
A iniciativa do magno acontecimento deveu-se ao deputado Professor TEODORO SOARES, que conheceu de perto o extinto, com ele mantendo vínculos de identificação pessoal, quando, ambos, residiam no Rio de Janeiro, pertencendo a instituições prestigiosas, a exemplo da Academia de Filosofia do Brasil, que reúne exponenciais figuras de nossa vida acadêmica.
Nascido na cidade de Ipueiras, Mourão impôs à admiração de nossos compatrícios, graças a uma bibliografia alentada, capaz de garantir-lhe destaque merecido entre a geração a que pertence e quantos compulsarem a sua obra imperecível.
Na condição de membro da Câmara dos Deputados, aqui exerceu mandato, representando o PTB de Alagoas, revelando, em todas as ocasiões, a clarividência incomum para interpretar fatos políticos emergentes, o que lhe valeu a cassação de mandato, durante a fase ominosa do período autoritário.
Casado com Dona Léa de Barros Carvalho e Mello Mourão, o ilustre coestaduano possui círculo de admiradores entre membros da Academia Brasileira de Letras, sendo seu filho o diplomata Gonçalo Mourão, além de Barbara e o artista plástico Tunga, radicados no Sul do País.
Jornalista de pena cintilante, Gerardo Mourão colaborou, durante alguns anos, no jornal carioca GAZETA DE NOTÍCIAS, dirigido por Antonio Bogéa, sendo um dos mais apreciados colunistas daquele periódico.
O tributo que lhe presta o Poder Legislativo do meu Estado é, sem dúvida, justo testemunho de reconhecimento a um homem que soube honrar a sua terra e os conterrâneos, pontificando como um dos luminares dos nossos fastos literários.
Associo-me, pois, à solenidade de hoje no Plenário do Legislativo do meu Estado, convicto de que ali se realça o talento fulgurante de um dos mais acatados escritores brasileiros.



MAURO BENEVIDES
Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados