Discursos

DISCURSO DE ENCAMINHAMENTO  PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES SOBRE REQUERIMENTO DE PESAR PELA MORTE DO JORNALISTA OTÁVIO FRIAS DE OLIVEIRA
NA SESSÃO DE 30 DE ABRIL DE 2007




SENHOR PRESIDENTE
SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:





A nossa imprensa perdeu, na tarde deste domingo, uma de suas mais expressivas figuras, o jornalista OTÁVIO FRIAS DE OLIVEIRA, dirigente do Grupo FOLHA DE S. PAULO e a cuja visão se deveu o prestígio conquistado por aquela empresa de comunicação, junto a todos os segmentos da sociedade brasileira.
Com extraordinária sensibilidade, comandou todo o processo de modernização daquele conceituado órgão, impulsionando a expansão do Grupo Folha, do qual fazem parte, também, o jornal VALOR ( em parceria com O Globo), o DATAFOLHA, o PORTAL UOL, o Jornal AGORA e a Editora Publifolha.
Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente, por ele sendo recebido em almoço, ao tempo em que tive a honra de presidir o Congresso Nacional, em 91-92, quando discutimos a conjuntura política então vivenciada pelo País.
A sua contribuição ao processo de normalização institucional foi inestimável, conscientizando a opinião pública para a necessidade de o Brasil encarreirar-se na trilha do retorno ao Estado Democrático de Direito, a que se chegou com a promulgação da Carta Cidadã, em 5 de Outubro de 1988.
OTÁVIO FRIAS DE OLIVEIRA será sempre relembrado como figura exponencial do jornalismo na América Latina, realçado na condição de autêntico paradigma de hombridade para enfrentar os enormes desafios em setor nevrálgico da vida nacional.
Homenageio a sua marcante personalidade, convicto de que o Grupo FOLHA prosseguirá atuando dentro das mesmas diretrizes programáticas, que se identificam com as legítimas aspirações do povo brasileiro.           


MAURO BENEVIDES
Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados