Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES
NA SESSÃO DE 16 DE JULHO DE 2007

 


SENHOR PRESIDENTE
SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 


Transcorrerá, no próximo dia 19 de Julho, o Centenário de Nascimento do saudoso Deputado PAULO FEIJÓ DE SÁ E BENEVIDES, em meio a comemorações que objetivam realçar a trajetória de um empresário empreendedor e político e líder partidário de larga projeção, nascido na cidade de Mombaça, no seio da qual exercia comando político incontestável, comprovado em pleitos sequenciados.
O seu irmão, Augusto Tavares de Sá e Benevides, exerceu mandato constituinte em 1947, quando demonstrou os pendores para relembranças históricas, especializado que era em genealogia de conterrâneos ilustres, cuja vida e obra conhecia profundamente.
Paulo Benevides, antes de desempenhar três mandatos consecutivos de Deputado Estadual, dirigiu a Escola de Comércio Fênix Caixeiral, tradicional estabelecimento que abrigara turmas de estudantes, capacitadas para enfrentar os desafios do quotidiano em recuada fase de nosso estágio cultural.
Como desportista, alçou-se à presidência do aguerrido Ceará Sporting Clube, levando o grêmio a vitórias sucessivas, com o estímulo de quadro social, permanentemente mobilizado com vistas a incentivar o desempenho dos atletas que, àquele tempo, compunham as valorosas equipes então formadas.
Na condição de DEPUTADO ESTADUAL, em três legislaturas, chegou a presidir a Assembléia Legislativa do Ceará, no período de 75-79, prestigiado pelos respectivos Pares e por segmentos da comunidade cearense, num instante em que o País vivenciava clima de anormalidade institucional e esperava para que reingressássemos no Estado Democrático de Direito, o que somente veio a ocorrer em 5 de Outubro de 1988, com a promulgação da Carta Cidadã, da qual me honro de haver sido o segundo signatário.
Mencione-se – sem que isso signifique imodéstia, – que em 63-64 igualmente, a exemplo de Paulo, também cheguei à Chefia do Poder Legislativo, então localizado no tradicional Palácio Senador Alencar, na parte central de Fortaleza.
Ressalte-se que foi sob a presidência do deputado PAULO BENEVIDES que ocorreu a inauguração do Palácio ADAUTO BEZERRA, em evento que contou com o comparecimento do Chefe da Nação, general Ernesto Geisel, em acontecimento marcante, de ressonância nacional.
Defensor de uma política educacional que alcançasse todos os recantos do território cearense, dentro de padrões pedagógicos atualizados, o deputado PAULO FEIJÓ DE SÁ E BENEVIDES tornou-se um propugnador dessa sábia diretriz, através de seguidos pronunciamentos que encontraram guarida junto aos governos da Unidade Federada a que pertencemos.
Chefe de família exemplar, consorciado que foi com a senhora ZORAIDA TORRES BENEVIDES, os seus doze filhos continuam a seguir os mesmos padrões de um cidadão honrado, que nunca se afastou dos ideais que nortearam marcante presença na vida pública do Estado.
Ao homenagear a sua memória imperecível, estou absolutamente convicto de que o legado de tão fecunda existência servirá de inspiração para as gerações porvindouras.
O Ceará muito deve à visão de estadista que possuía o sempre lembrado deputado PAULO FEIJÓ DE SÁ E BENEVIDES, daí a preeminência que ora pretendo emprestar à data centenária, a inserir-se em nossos fastos historiográficos.


MAURO BENEVIDES
Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados