Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES
NA SESSÃO REALIZADA EM 26 DE FEVEREIRO DE 2009

SENHOR PRESIDENTE
SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

No final da última semana, a opinião pública brasileira foi surpreendida com a notícia da dispensa de mais de quatro mil empregados da EMBRAER, caracterizando um impacto recessivo, capaz de gerar uma onda de decisões assemelhadas, sem que o governo possa sustar tão delicadas medidas, afetando a indústria e setores correlatos.

Nesta quarta-feira, o Presidente Lula da Silva convocou os dirigentes da portentosa fabrica situada em São José dos Campos, na busca de alternativas capazes de impedir que, ali e em outras áreas pudesse desdobrar-se o lamentável episódio, identificador de enormes dificuldades, consequentes da desestabilização econômica que, desde setembro passado, tomou conta dos Estados Unidos e de numerosas Nações.
O empresário Frederico Curado, porém se manteve irredutível, alegando impossibilidade de revogar a demissão.

A imprensa destacou que o presidente do BNDES, o competente economista Luciano Coutinho, trocou idéias com o Primeiro Mandatário a respeito daquela deliberação pretendendo atenuar o desemprego, objetivando evitar ressonâncias previsíveis, geradores de protestos e inquietações.

As lideranças sindicais, por suas entidades mais representativas, mobilizam-se na busca de soluções que abrandem a desnorteante providencia, propondo fórmulas menos desfavorecedoras de interesse do operariado nacional.

Espera-se, assim, que, do encontro com o Presidente, possam ter sido assentadas medidas positivas, em condições de pôr termo a uma possível avalancha de exonerações em São Paulo e em varias Unidades Federadas.
A Comissão desta Casa, incumbida de avaliar o quadro emergente, bem que poderia inserir-se nestas discussões como maneira de identificar o Parlamento na condição de mostrar sensibilidade a algo extremamente lastimável que apavora e constrange o próprio País.

Trazendo o tema a esta tribuna, o que pretendo é demonstrar que o Congresso não poderia alhear-se a um problema de enorme relevância, que reclama a participação de todos os segmentos responsáveis.
 

MAURO BENEVIDES
 Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados