Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES
NA SESSÃO REALIZADA EM 04 DE MARÇO DE 2009

SENHOR PRESIDENTE
SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

Faleceu, anteontem, em Fortaleza, em um dos principais hospitais da Capital, o professor e acadêmico José Costa Matos, intelectual de méritos incontáveis, com marcante projeção nos círculos culturais, graças a um talento fulgurante e cultura poliforma comprovada.

Nascido na cidade de Ipueiras, ali exerceu incontestável liderança, tornando-se propugnador do desenvolvimento educacional da Zona Norte, através da Escola Normal Rural da comuna e do Colégio Otácilio Mota, por onde passam sucessivas gerações ipueirenses.

Como Auditor da Receita Federal, projetou-se em razão de competência sempre evidenciada, ocupando funções de destaque no importante órgão do Poder Executivo, do qual se afastara por implemento de idade.

Na condição de membro da ACL, tive o prazer de com ele conviver bem de perto, particularmente, agora, quando ascendera à Vice-Presidência, na gestão do colega Pedro Henrique Saraiva Leão.

Inúmeras de suas obras de poesia e prosa foram acolhidas favoravelmente por parte da crítica especializada, numa comprovação de notáveis pendores intelectuais, que o tornaram um dos grandes vultos da intelectualidade alencarina.

Presto, pois, desta tribuna, a minha homenagem àquele saudoso companheiro, cuja memória permanecerá imperecível por entre os coestaduanos e dos porvindouros.


MAURO BENEVIDES
 Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados