Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES
NA SESSÃO REALIZADA EM 09 DE MARÇO DE 2009




SENHOR PRESIDENTE
SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:




A Caixa Econômica Federal anunciou resultados auspiciosos no primeiro bimestre, com 94.682 contratos de financiamento habitacional no valor de R$ 42,2 bilhões, representando uma evolução de 119% em relação aos valores financiados em idêntico período do ano passado, caracterizando, assim, um novo recorde no desempenho do nevrálgico setor.

Para a presidente da secular instituição, Maria Fernanda Ramos Coelho, o resultado ultrapassou as mais ousadas expectativas, apesar de o mundo enfrentar grave crise, iniciada, em setembro passado, nos Estados Unidos, com reflexos em diversos Países e Continentes.

E destacou, textualmente, a dirigente máxima da Caixa: “E é bom que funcione porque garante o acesso à casa própria e também porque a construção civil gera trabalho, emprego e renda”.

Os contratos com o lastro das cadernetas de poupança totalizaram 2,4 bilhões no bimestre e financiaram a compra de 54 mil imóveis, o que significa 57,7% do volume total contratado.

Destaque-se, por outro lado, que a Caixa usou 1,7 bilhão de recursos do FGTS destinadas a custear a construção de quase 36 mil novas moradias.
Mencione-se, também, que a média diária de contratação é de 2.393 unidades, no valor de 108 milhões, contra média de 1.039 casas em igual período de 2.008.

No entendimento de analistas do mercado financeiro, é bem enfatizar que: “historicamente foi o melhor primeiro bimestre da Caixa”.

Ressalte-se que, o meu Estado, o Superintendente Geral, Gotardo Gomes Gurgel Júnior e o Superintendente do Interior, Odilon Pires envidam esforços com vistas a situar o Órgão em posição privilegiada, no cumprimento de seus objetivos institucionais.

Aliás, esta impressão eu já a transmiti ao Vice-Presidente da Caixa, o ex-deputado e ex-governador MOREIRA FRANCO, um dos mais lúcidos homens públicos do País, hoje integrando aquele Colegiado, com responsabilidade em setores vitais, conduzidos com aprumo e descortino.


MAURO BENEVIDES
 Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados