Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES
NA SESSÃO REALIZADA EM 17 DE MARÇO DE 2009




SENHOR PRESIDENTE
SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:




Iniciaram-se em JUAZEIRO DO NORTE as comemorações em torno dos 165 anos de nascimento do PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA, a ocorrer, precisamente, no próximo dia 24, em meio a eventos cívico-religiosos, das quais participarão os municípios da região do Cariri e de áreas adjacentes de Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Alagoas.

A cada ano, as romarias efetuam-se, primordialmente, a 24 de Março e a 2 de Novembro, em reiteradas provas de devoção a um sacerdote que assumiu a defesa dos carentes e necessitados, condenando, na época, as oligarquias que dominavam o Estado, inteiramente indiferentes ao sofrimento dos nossos conterrâneos.

A mobilização, ora principiada, certamente reforçará a ação desenvolvida por parte da autoridade diocesana, no caso Dom Fernando Panico, empenhado junto à Congregação dos Santos para que ocorra a reabilitação do Patriarca, a fim de ser deflagrado o processo de uma justíssima beatificação, como anseia a população nordestina.

A solenidade de abertura formal dos festejos terá lugar, amanhã, na sede do MEMORIAL, com a Exposição sobre a Vida e Obra de um homem que tão bem se identificou com as aspirações de seus coestaduanos. Na quinta-feira, o destaque ficará a cargo do Padre José Ventureli, que dissertará sobre o tema “A Biblioteca do Padre Cícero”.

No dia 20, acontecerá a tradicional concelebração da missa em sufrágio da alma boníssima do homenageado, a ser oficiada pelo bispo da Diocese do Crato, Dom Fernando Panico, a cuja jurisdição se encontra a cidade Meca do Sul do Estado.

Lamenta-se que, ausente das festividades, esteja o sempre lembrado Monsenhor Murilo de Sá Barreto, um dos mais ardorosos propugnadores da causa da beatificação e um profundo conhecedor da fecunda atividade evangelizadora, empreendida por Cícero Romão Batista.

À meia noite de sábado ocorrerá um show pirotécnico, a que espero estar presente para expressar a minha integral solidariedade ao povo de Juazeiro, conforme assegurei ao presidente da Câmara Municipal, vereador José de Amélia Júnior, em recente visita à Capital da República, quando teve a sua presença registrada no plenário da Câmara dos Deputados.


MAURO BENEVIDES
Deputado Federal

 

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados