Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 15 DE OUTUBRO DE 2012

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

As obras destinadas à ampliação do Porto do Pecém, no meu Estado, deverão, afinal, ser aceleradas, já que o IBAMA dispôs-se a liberar, após dez meses de estudos, a indispensável licença ambiental, segundo compromisso do próprio Presidente do Orgão, Valoney Zanardi Junior, estampado na mídia local, com merecido destaque.

Ressalte-se, por oportuno, que o governador CID FERREIRA GOMES tem-se empenhado em superar todos os obstáculos, a fim de que o importante empreendimento não venha a experimentar novas e injustificáveis procrastinações.

A própria Ministra Isabela Teixeira interveio, pessoalmente com o objetivo de apressar o exame que vinha sendo processado, ensejando a que, afinal, o ancoradouro possa redimensionar a sua extensão, a fim de melhor atender á demanda, que se espera intensa com a conclusão de parte tão relevante do projeto original.

Na mesma ocasião, o Chefe do Executivo buscou solução para o CINTURÃO DAS ÁGUAS DO CEARÁ, simplesmente denominado EIXÃO DAS ÁGUAS, igualmente favorecendo despachos mais céleres por parte dos setores oficiais competentes, em que pese o esforço dos nossos representantes junto ao Órgão citado.

A prolongada greve do IBAMA prejudicou o estudo em torno da postulação, o que, afinal, agora chega ao seu deslinde, possibilitando um incremento maior no projeto, devidamente aprovado e, agora, objeto de prosseguimento sem qualquer protelação.

O Contrato pactuado com o consórcio Marquise, Galvão/Ivai, envolvendo três construtoras, importará no dispêndio de 568 milhões, já devidamente firmados com as citadas empresas, com experiência no setor.

Espera-se que, até o final de 2014, haja o término dos trabalhos, segundo cronograma fixado com o Poder Executivo Estadual, sem qualquer hipótese de retardamento.

Quanto ao Cinturão das Águas, o edital de Licitação está na dependência do assentimento do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade, pela proximidade com o Parque do Araripe.

Tais iniciativas, quando efetivadas, contribuirão para que a nossa Unidade Federada impulsione, ainda mais significativamente, as suas perspectivas econômico-sociais.   

     

                              MAURO BENEVIDES

                       Deputado Federal

 

                                                                                              

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados