Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 16 DE OUTUBRO DE 2012

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

Como estava previsto, o Congresso Nacional fez realizar, ontem, concorrida Sessão Solene para reverenciar a figura imperecível de Ulysses Guimarães, no transcurso do vigésimo aniversário de seu trágico desaparecimento, ocorrido no litoral fluminense, nas proximidades de Angra dos Reis.

Inúmeros oradores fizeram-se ouvir na ocasião, a começar pelo Presidente José Sarney, o vice-presidente Michel Temer, a deputada Rose de Freitas, como vice-presidente do Congresso, o líder Henrique Eduardo Alves, o Senador Luiz Henrique Silveira, a Senadora Anamélia, o presidente do PMDB, Valdir Raupp, o Senador Casildo Maldaner, o Senador Eduardo Suplicy, o deputado Darciso Perondi, além de mim próprio, na condição de representante formal da Câmara dos Deputados.

As sucessivas orações direcionaram-se para relembrar a luta obstinada do Senhor Diretas em favor da normalização institucional do País, com enfoque especial ao seu esforço em prol da reconstitucionalização, com base na Carta Cidadã de 5 de outubro de 1988, da qual ele foi o primeiro signatário, cabendo a mim a honra insigne de subscrever, em seguida, ao autógrafo respectivo, naquele 5 de outubro de 1988.

Representando a família do saudoso extinto, esteve no evento a senhora Celina Campolo, já que o seu irmão Tito Henrique da Silva Neto, por encontrar-se no Exterior, não pôde chegar a tempo de participar do magno acontecimento.

Estou dirigindo apelo ao Presidente José Sarney no sentido de que diligencie a publicação de todos os pronunciamentos, na Gráfica do Senado, a fim de perenizar o reconhecimento do Congresso a um vulto exponencial da historiografia brasileira.

A obra meritória de Ulysses deve ser difundida para que não seja olvidada a sua luta pertinaz em prol da reimplantação, entre nós, do Estado Democrático de Direito, com o respeito integral às prerrogativas da Cidadania.

No final do século passado, projetando-se no atual, o Senhor Diretas tornou-se vulto paradigmal, merecendo a sua memória ser reverenciada como uma das maiores personalidades de sua época.

       

                              MAURO BENEVIDES

                       Deputado Federal

 

                                                                                              

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados