Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 23 DE OUTUBRO DE 2012

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

Em diversas oportunidades, venho-me ocupando da penosa demanda dos cearenses para ver efetivada a Refinaria Premium 2, sem que tenhamos assistido à real concretização da portentosa obra, sonhada, por sucessivas gerações, ainda esperançosas de que, afinal, se concretize o mega-empreendimento.

Ressalte-se que a parceria reclamada pela Petrobrás passou a ser buscada pelo próprio Governador Cid Ferreira Gomes, no elogiável esforço de positivar, uma vez mais, o seu vivo empenho em ver ultimada a serie interminável de acertos, com vistas a viabilizar algo postulado por nossa Unidade Federada.

Decidido a buscar a referenciada participação, o Chefe do Executivo procurou busca-la na Coreia, para onde se deslocou, pessoalmente, a fim de promover os contactos necessários à adesão reclamada, sem a qual a nossa poderosa estatal não poria em campo algo que há sofrido enervantes procrastinações.

Assim, a empresa GC Caltex, de caráter internacional e com longa experiência em Refino, passou a ser a cogitada associada, sem a qual a iniciativa não lograria uma próxima e verdadeira efetivação.

Do andamento das conversações, a dirigente máxima da Petrobrás foi certificada formalmente, admitindo o prosseguimento das discussões, tendentes à concretização do aguardado cometimento.

No passado dia 10, nos arredores de Seul, as conversações entre Cid Gomes e a direção da Caltex prosperaram positivamente, o que passou a representar passo agigantado na busca de uma breve efetivação de algo capaz de impulsionar decisivamente o nosso crescimento econômico.

A rumorosa pendência com os índios Anacés vem de ser dirimida no âmbito da FUNAI, após longa fase de entendimentos, com permuta de faixa de terra nas imediações do Porto do Pecém.

Busca-se, agora, o equacionamento definitivo, cabendo a presidente Graça Foster adotar as providências de sua alçada institucional.

Durante quatro décadas, o nosso Estado espera a ansiada realização de uma postulação ousada, que não comporta novos e injustificáveis adiamentos.

É de se proclamar o antigo adágio: “Antes Tarde, do que Nunca”!

 

                       MAURO BENEVIDES

                       Deputado Federal

 

                                                                                              

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados