Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 20 DE NOVEMBRO DE 2012

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

É indiscutível a repercussão do discurso da Presidente Dilma Rousseff, no último sábado, em Cádis, na Espanha, durante a 22º Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado num momento em que perdura a crise econômico-financeira na esfera do Euro, sem que, até agora, as providências viáveis, em condições de superação de uma fase dramática, cada dia mais agravada em decorrência de ações consideradas inadequadas.

Considera a Primeira Mandatária brasileira que a austeridade posta em prática como alternativa viável, não será suficiente para a ultrapassagem de uma conjuntura caótica, que estarrece os outros Continentes.

Em sua fala, a titular do Planalto reiterou, enfaticamente, que “ a consolidação fiscal exagerada e simultânea em todos os Países não é a melhor resposta à crise mundial”.

E acrescentando, com ênfase redobrada, “ser preciso numa estratégia que mostre um horizonte de esperança e não só perspectiva de mais anos de sofrimento”.

Reportando-se, didaticamente, ao Brasil, a sucessora de Lula da silva, reafirmou que “promovemos programas sociais que, além dos efeitos de distribuição de renda, contribuem para manter a demanda interna”.

Ao enfatizar a ampliação do leque de Nações para o êxito da almejada recuperação, ali reconheceu que “sem o continente africano não somos capazes de contar a nossa história”.

Já o Ministro Antonio Patriota, nos debates travados, ressaltou que “já existem mecanismos e com base nisso podem se verificar formas de facilitar o acesso de profissionais oficiais”.

Com o Rei Juan Carlos e o Primeiro Ministro espanhol Mariano Rajoy foram estabelecidos proveitosos contactos, como forma a avigorar os laços de vinculação, sob múltiplos aspectos, entre a nossa e aquela Nação.

A titular do Planalto não se equivocou de enaltecer a postura da América Latina, que “oferece demonstrações de dinamismo e de maior equanimidade social”.

O desempenho da nossa Presidenta galvanizou as atuações dos que compareceram ao magno acontecimento, do qual são esperados resultados positivos nos campos econômico, financeiro e social.

                      MAURO BENEVIDES

                       Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados