Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES
NA SESSÃO DE 14 DE MAIO DE 2007

 


SENHOR PRESIDENTE
SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 


Em discurso proferido, nesta tribuna, em março passado, reportei-me à figura notável do escritor Gerardo Magela Mello Mourão, ex-parlamentar por Alagoas, embora tendo nascido no Ceará, a cujas tradições sempre esteve vinculado, pertencente que era a um dos mais conceituados clãs do Nordeste brasileiro.
Na ocasião de seu desaparecimento, exaltei-lhe as virtudes excepcionais, particularmente a de Cidadão do Mundo, já que a sua obra foi versado para vários idiomas, em comprovação da inteligência privilegiada que possuía e de uma cultura poliforma, indiscrepantemente reconhecida.
Todas estas considerações, vêm à propósito da Sessão Solene que o Senado Federal promoverá no próximo dia 16, às 14 horas, destinada a reverenciar aquele ilustre conterrâneo, autor de livros de larga repercussão como o Valete de Espadas e Pais dos Mourões, o que lhe valeu indicação ao Prêmio Nobel, atestando o inestimável valor de seu acervo bibliográfico.
À noite, na Biblioteca Luis Viana Filho, haverá o autógrafo do livro A SAGA DE GERARDO: UM MELLO MOURÃO, da lavra do escritor José Luis Lira, membro da Academia Fortalezense de Letras e figura preeminentes de nossos círculos intelectuais.
Numa longa retrospectiva da vida e obra do biografado, relacionam-se opiniões abalizadas de destacados escritores, da evidência de Antônio Olinto, Guerreiro Ramos e Carlos Drummond de Andrade, todos apontando o homenageado como o maior “poeta de sua geração”.
O Ceará, em 1996, prestará-lhe significativa homenagem com a outorga da SEREIA DE OURO, pelo Grupo Edson Queiroz, um dos mais expressivos eventos, anualmente levados a efeito, para prestigiar coestaduanos que se destacam em suas respectivas atividades.
O Senado realçará o saudoso escritor ao longo dos noventa anos de existência, considerado por Drummond um autêntico DANTE, tão grande é o seu mérito como cultor da literatura universal.
Gerardo Magela Mello Mourão honrou e dignificou as mais caras tradições de inteligência e bravura da nossa gente.


MAURO BENEVIDES
Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados