Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 11 DE DEZEMBRO DE 2012

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

Elegeu-se, ontem, consensualmente, para presidir a tradicional ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS, o escritor JOSE AUGUSTO BEZERRA, que encabeça a chapa BARROS PINHO, numa homenagem ao saudoso poeta, que faleceu no presente exercício, com apreciável bibliografia, em mais de trinta anos de incessantes atividades culturais, sempre favorecido com aplausos por parte da critica especializada.

 Mencione-se, por oportuno, que o novo dirigente tem a responsabilidade de comandar, igualmente, o vetusto Instituto do Ceará, “histórico, geográfico e antropológico”, que, no passado, teve a comanda-lo o sempre lembrado Senador Tomás Pompeu de Sousa Brasil, que ocupou cadeira no Senado Federal, como um dos luminares, à época, de nossos quadros culturais e políticos.

Ressalte-se, por outro lado que o novo presidente sucederá ao Dr. Pedro Henrique Saraiva Leão, medico renomeado e homem de letras, que se empenhou para que a sua gestão fosse assinalada por importantes iniciativas, que tiveram repercussão na Unidade Federada a que pertencemos.

Destaca-se que a ACL antecedeu mesmo a própria Academia Brasileira de Letras, à qual pertence, hoje, o Presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, ex-Chefe da Nação e figura de relevo em todo o País.

Com referência a sua competência, José Augusto Bezerra, a convite do saudoso José Mindlin, passou a integrar a Associação Nacional dos Bibliófilos, possuindo outros vínculos com as esferas intelectuais do nosso País.

Ao registrar esse magno evento, desejo, desta tribuna, augurar ao novo dirigente daquela tradicional Arcádia um desempenho proficiente, assinalado por expressivas realizações, à altura de nossas mais caras tradições históricas.

Como membro do secular Silogeu, entendi de inserir este auspicioso acontecimento nos Anais desta Casa, convicto de que o novo dirigente portar-se-á à altura do prestigio que ACL alcançou em nossos foros literários do País.

 

                             MAURO BENEVIDES

                       Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados