Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 18 DE FEVEREIRO DE 2013

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

Na ultima sexta-feira, transcorreu o Centenário do Senador e Deputado Almir Pinto, cearense de nascimento, que honrou a vida pública do Ceará e do próprio País, no desempenho de sucessivos mandatos parlamentares.

         Na condição de deputado estadual, sucessivas vezes, sempre galardoado com expressivas votações, ascendeu o Senado Federal, substituindo o titular Cesar Cals de Oliveira, então designado para assumir o Ministério de Minas e Energia.

         Tendo como berço Lavras da Mangabeira, mas radicado em Maranguape, foi nessa comuna que se tornou líder autentico, recebendo, ali, sufrágios consagradores, que lhe asseguraram cadeira cativa no Poder Legislativo cearense.

         Tanto ele, como eu, exercemos a Presidência da Augusta Casa, em passadas legislaturas, sempre como detentores do apoio irrestrito dos nossos ilustres Pares.

         No governo Parsifal Barroso, o saudoso homem público foi alçado à condição de Secretário de Educação, quando, ali, contribuiu, significativamente, para aperfeiçoamento, em termos de modernização didatico-pedagogica o ensino em nossa Unidade Federada.

         Companheiros que fomos no antigo PSD, em cujos quadros era ele figura preeminente, tornei-me amigo de sua  família, não esquecendo a extraordinária dama, Araci Pinto, bem assim os seus filhos, Almicir, Aracimir e, como genro, José Maria Barros Pinho, deputado também e escritor de méritos comprovados, a ponto de tornar-se imortal, como membro de nossa Academia Cearense de Letras.

         Já requeri, formalmente, ao Presidente do Congresso Nacional a realização de Sessão Solene para reverenciar a memória de um coestaduano notável, que soube honrar e dignificar a vida pública do Ceará e do Próprio País.

         Ninguém o olvidará, nem a atual, nem as gerações porvindouras. 

                                       MAURO BENEVIDES

                              Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados