Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 20 DE FEVEREIRO DE 2013

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

 

Em sessão prevista para à tarde de hoje, o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, NAPOLEÃO NUNES MAIA, estará recebendo a Medalha de Ordem do Mérito PONTES DE MIRANDA, no Salão do Pleno do Tribunal Regional Federal da 5º Região, de onde se alçou para titular do STJ, sendo considerado, com sobradas razões, um dos preeminentes membros daquela Corte Superior.

Cearense de nascimento, originário do Município de Limoeiro do Norte, na região jaguaribana, projetou-se como Mestre da Faculdade de Direito da Universidade do Ceará, demonstrando, desde o inicio de seu proficiente desempenho, fulgurante talento e comprovada solidez da temática jurídica, alicerçada ao longo do tempo no magistério superior.

Várias turmas o distinguiram com a escolha de Patrono ou Paraninfo, num testemunho de reconhecimento aos seus inúmeros atributos, postas à prova, também, quanto pertencia, como desembargador, ao Tribunal sediado na Capital pernambucana, do qual era originário o Ministro Djaci Falcão, reputado Juiz integérrimo.

Como autor de várias obras, caracterizado, como laureado escritor, de méritos incontáveis, pertence à nossa Academia Cearense de Letras, a mais antiga do País, antecedendo mesmo, por dois anos, a própria Academia Brasileira de Letras, também conhecida como Casa de Machado de Assis.

No Superior Tribunal de Justiça os seus votos prolatados e mesmo simples despachos interlocutórios são apontados como peças de fino lavor, numa exuberante identificação de estilo primoroso e dos abalizados ensinamentos postos à prova em todas as ocasiões, em que atua na sua condição de componente do respectivo e Augusto Plenário.

Daí a inquestionável justeza de que se reveste a honraria, compelindo-me a registrá-la, desta tribuna, em nome de nossa bancada, ao mesmo tempo em que cumprimentamos o preclaro coestaduano pela láurea que haverá de galardoar o seu extenso currículo, no qual já se inserem outras distinções de conotação assemelhada.    

  

                                   MAURO BENEVIDES

                              Deputado Federal

 

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados