Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 28 DE FEVEREIRO DE 2013

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

 

Já se acha virtualmente definido o calendário de apreciação do projeto de REFORMA POLÍTICA, nos termos do Parecer emitido pelo deputado HENRIQUE FONTANA cuja postulação ocorreu, ainda em dezembro passado, sem que tenha havido qualquer solução para assunto de inquestionável importância.

O próprio presidente Henrique Eduardo Alves, ouvindo todas as facções, fixou um roteiro de atuação neste Plenário, como forma de ultimar-se um debate de vital significação para os nossos rumos democráticos.

Sabe-se que preponderá, no caso, como diretriz fundamental, o enquadramento das novas normas em padrões inflexíveis da Ética, a começar pelo Financiamento Público de Campanha, como forma  de evitar qualquer interferência do poder econômico em nossas competições futuras.

No que concerne às listas preordenadas, ainda remanescem dúvidas sobre a melhor sistemática havendo sido sugerido o modelo BELGA, exitosamente aplicado na Europa, com excelentes resultados, em termos de moralização dos partidos e seus postulantes.

Não é mais possível, pois, que se procrastine o exame de um tema dessa natureza, ainda mais porque o princípio da anterioridade nos compele a deliberar a respeito até 30 de setembro, a fim de a nova preceituação possa prevalecer na refrega de outubro do exercício subsequente.

Como me tenho debruçado, insistentemente, sobre esse assunto, confio em que, desta forma, não se registrará qualquer modalidade de adiamento, sob pena de frustrar-se a própria opinião pública, através de seus segmentos mais politicamente conscientizados.

Expresso, pois, mais uma vez, integral confiança na ação de todas as agremiações para que não se registrem mais quaisquer adiamentos, numa definição que há sido aguardada, ansiosamente, por todas as correntes de pensamento do nosso País.

 

               MAURO BENEVIDES

                    Deputado Federal

 

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados