Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 04 DE Março DE 2013

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

 

O anúncio, efetivado na última sexta-feira pelo IBGE, do Produto Interno Bruto, no patamar ínfimo de apenas 0,9% passou a gerar preocupação quanto os rumos de nosso crescimento econômico-financeiro, com repercussão desfavorável junto às demais Nações, antes confiantes no ritmo sequenciado do nosso desenvolvimento.

Em discurso, nesta mesma Tribuna, cheguei a vaticinar que nos situaríamos em torno de, pelo menos, 1%, o que efetivamente não ocorreu, desfavorecendo a nova imagem de Nação Emergente, a exemplo da China, Rússia, Índia e África do Sul.

É inegável que a equipe comandada por Guido Mantega empenhou-se na busca de alternativas viáveis, capazes de acelerar as nossas atividades produtivas.

As desonerações Tributárias, destinadas a estimular o consumo, não foram capazes de colaborar na melhor aferição do PIB, em que pese a desesperada busca de alternativas incentivadoras do nosso ansiado crescimento.

No ultimo Encontro do G-20, nem mesmo a Presidente Dilma Rousseff dispôs-se a comparecer, por vislumbrar, naturalmente, um malogro em nossa expectativa, como realmente se registrou, constrangendo-nos diante dos parceiros tradicionais.

Embora ainda perdure em quadro de incertezas, há quem prognostique, para este 2013, algo bem mais auspicioso capaz de reposicionar o Brasil no contexto de mais fagueiras esperanças.

Os reflexos da crise mundial alcançaram, impiedosamente, a Grécia, a Espanha, a Itália, acarretando, até na China, quadro de preocupações, à falta de compradores de seus produtos, à disposição do mercado mundial.

Confiamos em que a projeção recém divulgada reestimule os segmentos vitais para a recomposição desse panorama anômalo de danosa ressonância para a população brasileira.

Vamos esperar que, neste exercício, venhamos a ultrapassar os 3%, no rumo de maior estabilidade, como ardentemente alvitramos para o Brasil.

                                       MAURO BENEVIDES

                              Deputado Federal

 

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados