Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 25 DE MARÇO DE 2013

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

 

Diante do quadro de incertezas em relação à situação climática do nosso Estado, a Comissão Integrada da Seca, sob a direção do próprio Governador Cid Ferreira Gomes, anunciou uma série de providências que serão postas em prática, com o dispêndio de 1,4 bilhão dos cofres do Erário local, o seguro GARANTIA SAFRA, beneficiando 309 mil agricultores que padecem à falta d´água e passam a contar, assim, com a ajuda dos cofres públicos.

A execução do programa será efetivada pela Secretaria de Agricultura, que tem à sua frente o Deputado Estadual Nelson Martins, com a colaboração de técnicos daquela Pasta.

No último sábado, em Quixeramobim, constatei que o quadro permanece ainda insolúvel, com o Açude Fogareiro, que abastece a cidade, em nível de 34% de sua capacidade o que começa a gerar preocupações no caso de repetir-se a seca do ano anterior, com incalculáveis perdas para os rurícolas, que ali, se empenham na busca de apoio para a sobrevivência dos rebanhos, praticamente dizimados.

Por sua vez, todos os proprietários rurais que contraíram dividas com o Banco do Nordeste encareceram meu empenho para protelar a execução dos débitos de cada um, a exemplo do que há ocorrido, em outras fases, diante de ocorrências assemelhadas.

Aliás, em pronunciamento anterior já dirigi apelo ao Presidente do BNB, Ary Joel Lanzarin, para que compatibilize os interesses do banco com os ruralistas, em face do indisfarçável agravamento, ali, da falta de quedas pluviométricas.

Hoje, feriado estadual, pela passagem da data da Abolição da Escravatura em nossa Unidade Federada, não me foi possível acertar audiência dos prejudicados com a direção daquele estabelecimento, para a renovação do apelo que, desta tribuna, transmiti ao BNB – Órgão que já tive a honra de presidir em épocas passadas.

Louve-se a decisão do Governo do Estado, através do seu próprio titular, de arcar com o seguro GARANTIA SAFRA, como forma de atenuar o padecimento de alguns milhares de prejudicados pela seca inclemente.

                                       MAURO BENEVIDES

                              Deputado Federal

 

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados