Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 26 DE MARÇO DE 2013

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

No próximo dia 2 de abril, é aguardada a visita oficial da Presidente Dilma Rousseff ao Ceará, na observância de uma agenda a ser cumprida com direcionamento para o problema da seca, em abordagem que terá a presença, além de CID FERREIRA GOMES, também de outros governadores, inclusive os de Minas Gerais Antonio Anastasía e Renato Casagrande, do Espírito Santo, o que emprestará ao evento uma relevância inquestionável, sobretudo pelas aguardadas deliberações do Poder Central.

No ensejo, mantendo-se o quadro atual de carência de quedas pluviométricas, deverá ser prorrogada a Bolsa Estiagem, até julho, além de outras medidas que amenizem o padecimento dos nordestinos, acossados em ocorrência da prolongada falta d´água, em setores críticos do chamado Polígono das Secas.

Na ocasião, de sua visita, ontem, a Pernambuco, quando foi recebida, em Serra Talhada, pelo Governador Eduardo Campos, a titular do Planalto elogiou o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, destacando o seu empenho na esfera governamental para acolher as postulações da extensa faixa do território brasileiro, secularmente desfavorecida em gestões passadas.

Afirmou a Primeira Magistrada, textualmente, que “na hora em que acabar a seca e vier a chuva, nós vamos ter de criar mecanismos que durem e assegurem que as pessoas não sejam atingidas, como, lamentavelmente, ocorre na presente e lastimável conjuntura”.

Ressalte-se, para esclarecimento da população brasileira, que a Bolsa Estiagem assiste agricultores familiares com renda de até dois salários mínimos, nas comunas com situação de emergência ou calamidade pública. O Garantia Safra ajuda os agricultores cuja produção foi prejudicada pela seca. Se a estiagem continuar, já se sabe que os benefícios poderão ser prorrogados novamente.

Empresta-se, por isso, maior relevo ao debate previsto para o dia 2 de abril, com o realce do comparecimento da Primeira Mandatária, disposta a acolher os pleitos que lhe foram sobmetidos pelos Chefes de Executivos daquela região, abraços, ainda, com dificuldades de largas proporções, que reclama equacionamento duradouro.

                                     MAURO BENEVIDES

                          Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados