Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 10 DE ABRIL DE 2013

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

 

A Câmara dos Deputados ressente-se pela indefinição dos rumos da Reforma Política, diante do insucesso registrado na sessão de ontem, quando se pretendia apreciar Proposta de Emenda Constitucional, apontada como marco inicial de uma ampla reformulação, conforme concebera o nosso colega Henrique Fontana, responsável por abalizada formulação, que principiava por adoção do FINANCIAMENTO PÚBLICO EXCLUSIVO de Campanha, reclamado no âmbito da opinião pública do País.

Embora seja aguardada, para as próximas horas, uma outra decisão a ser coordenada pelo próprio Presidente Henrique Eduardo Alves, registrou-se frustração de correntes de opinião esclarecidas, em razão do insucesso dessa primeira tentativa, que se espera reformulada para novos embates no Plenário dessa Casa Legislativa.

Aliás, em sua edição de hoje, o Correio Brasiliense, em primo editorial, intitulado FRACASSA A REFORMA POLÍTICA, aborda essa temática, enfatizando em um de seus tópicos:

“O Brasil acaba de perder mais uma oportunidade de avançar na reforma política, a mais importante das mudanças de que o país precisa para fortalecer a democracia”.

Outros órgãos de divulgação expressam, igualmente, o mesmo sentimento de desencanto, o que nos compele a reabrir a questão, buscando, no lineamento adotado por Fontana, o rumo de tais procedimentos, capazes de propiciar aos próximos pleitos diretrizes éticas inafastáveis, como exigência da própria conjuntura que estamos a vivenciar.

Se a primeira tentativa não se revestiu de êxito, nada impede que busquemos outras alternativas viáveis, em condições de serem apreciadas em clima de entendimento, sem que se despreze a expectativa dos segmentos conscientizados da Nação brasileira.

É de esperar, portanto, que as Lideranças partidárias voltem a buscar soluções tanto quanto consensuais, capazes de atender aos anseios de todas as nossas correntes de opinião.

 

 

                                      MAURO BENEVIDES

                              Deputado Federal

 

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados