Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 29 DE MAIO DE 2013

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

Os círculos econômico-financeiros do País aguardam, hoje, com ansiedade, dois dados fundamentais para o nosso País, os quais terão, sem dúvida, repercussão junto às demais Nações, notadamente aquelas que compõem o chamado BRICs, composto, além do Brasil, pela Rússia, a Índia, China e África do Sul, todas elas integrantes igualmente de um contexto maior, que é o G-20, do qual são figuras realçantes a Alemanha, com Ângela Merkel e os Estados Unidos com Barack Obama.

Logo mais, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística anunciará o calculo do Produto Interno Brunto, alusivo ao Primeiro Trimestre, havendo especulações de que o índice poderá alcançar 1% o que aponta para a hipotética computação de que, ao final do semestre, poderemos alcançar os 3%, prognosticados pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega, em seguidas entrevistas concedidas a veículos de comunicação, em suas colunas habituais.

No que concerne à TAXA SELIC, ao final da tarde o Comitê deverá noticiar o valor dos juros, havendo aqueles que admitem uma oscilação maior, capaz de alcançar 0,5% e não apenas 0,25%, como ocorreu em sua penúltima reunião.

Tudo, porém, ainda pertence ao campo das meras cogitações, com sucessivas versões que se espera ver concretizadas até às dezessete horas, como habitualmente acontece, sob vistas da opinião pública do País.

O Minsitro Alexandre Tombini, num comportamento ético elogiável, não quis fazer prognósticos sobre o pronunciamento do COPOM, de cuja reunião somente se tomará ciência através da ata deliberativa, com os votos prolatados pelos respectivos membros.

A Presidente Dilma Rousseff, por sua vez, acompanha a evolução do quadro financeiro, como gestora competente e responsável por todas as políticas governamentais levadas a cabo em sua proficiente administração.

Mesmo quando no Exterior, as versões de seus Ministros chegam às suas vistas em tempo real, permitindo-lhe, assim, prévio conhecimento de tudo que aqui ocorre durante as visitas oficiais que empreende a outras Nações no cumprimento de encargos de real magnitude.

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados