Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 12 DE JUNHO DE 2013

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

A imprensa cearense divulgou, ontem, notícia de que a PETROBRÁS assinou Carta de Intenções com empresa coreana, com vistas à implantação da REFINARIA PREMIUM II, postulação acalentada pelo povo cearense há quase meio século, mas sempre protelada por força de dificuldades financeiras, alegadas, a cada momento, em que se esperava soluções prontas e definitivas.

Recordo, por imperativo histórico, que, ainda em 1975, a bancada cearense no Senado Federal, integrada pelos saudosos senadores Virgilio Távora, Wilson Gonçalves e por mim próprio, esteve no Palácio do Planalto para fazer entrega ao então Chefe da Nação, general Ernesto Geisel, de longa Exposição de Motivos, consubstanciando aquele pleito, que despontava, na época, como anseio máximo de nossos coestaduanos, perdurante até hoje, numa sequência de articulações empenhadamente efetivados.

Dele ouvimos, aliás, circunstanciada exposição sobre o impacto daquela obra para impulsionar o nosso desenvolvimento, o que passou a ser o ITEM nº 1 de nossas pretensões, em termos de expansão de tão justas aspirações, no campo do crescimento socioeconômico.

Durante todo esse longo interregno, o assunto jamais deixou de ser enfocado por todas as administrações estaduais, na expectativa de que uma mobilização de nossas forças políticas e empresariais pudesse tornar concreta aquela mega pretensão.

Depois de sucessivas protelações, o tema volta a assumir contornos de irreversibilidade, graças, também, ao permanente esforço do governador CID FERREIRA GOMES, que tem buscado, ele próprio, parceiros para a efetivação de algo decisivo destinado a incrementar a consolidação de reivindicação legitima, cercada sempre das mais fagueiras esperanças.

Agora, a própria Presidente da Estatal, Graça Foster, anuncia a celebração da aludida Carta de Intenções, trazendo, com isso, novo alento para a aguardada providência, aspirada por seguidas gerações.

Ao registrar, desta tribuna, este avanço, ora anunciado, confio em que, afinal, não surgirão embargos capazes de obstaculizar a esboçada Refinaria – empreendimento de extraordinária dimensão para assegurar o progresso da Unidade Federada que temos a honra de representar no Congresso Nacional.

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

 

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados