Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 17 DE JUNHO DE 2013

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

No próximo dia 20, quinta-feira, portanto, deverá empossar-se, como membro da ACADEMIA CEARENSE DE RETÓRICA, o Professor THALES DE SÁ CAVALCANTE, educador dos mais conceituados, com a responsabilidade de comandar o complexo FARIAS BRITO, que envolve Cursos de todos os níveis, especialmente as diversas Faculdades, nas quais se acham matriculados alguns milhares de alunos, muitos deles habilitados a ingressar em outros níveis de escolaridade superior.

Filho do professor Ary de Sá Cavalcante, herdou do pai a inclinação para o magistério, a que se tem dedicado, desveladamente, reunindo equipe altamente qualificada, responsável por diretrizes didático-pedagógicas, de comprovada atualização.

Recebi convite do presidente daquela ARCÁDIA, Mauricio Cabral Benevides, para a posse do RECIPIENDÁRIO, já que ocupo, ali, a Cadeira nº 23, da qual é patrono o inolvidável JOSÉ MARTINS RODRIGUES, que esteve em várias legislaturas nesta Casa, como um de seus vultos verdadeiramente estelares.

A saudação a Thales de Sá Cavalcante caberá ao nosso colega Clayton Marinho, advogado renomeado, que certamente,  proferirá oração brilhante, por ser detentor de talento fulgurante e sólida formação universitária.

Recordo que, recentemente, aluno que fui também, em épocas passadas do tradicional Farias Brito, proferi palestra sobre os 25 anos da Carta Cidadã, evento a transcorrer, precisamente, no dia 5 de outubro, quando será relembrada, aqui, a figura inapagável do grande Ulysses Guimarães, a quem se atribui, merecidamente, a condição de reconstitucionalizador do Estado de Direito no Brasil, após tantos anos de arbítrio, quando foram cerceadas as liberdades públicas e os direitos individuais.   

Um dos alunos mais distinguidos do Colégio Farias Brito, no passado, foi o hoje Acadêmico ALBERTO DA COSTA E SILVA, membro da Academia Brasileira de Letras e filho do saudoso poeta DA COSTA E SILVA, autor de magnífico poema sobre o Rio Parnaíba, que integra todos os compêndios sobre o Nordeste brasileiro.

Ao registrar o magno evento, confio em que o novel Acadêmico, ali, terá atuação brilhante, confirmando a justeza de sua recente eleição.

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados