Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES
NA SESSÃO DE 21 DE MAIO DE 2007

 


SENHOR PRESIDENTE
SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 


Na última sexta-feira, a Assembléia Legislativa do Ceará realizou sessão solene para reverenciar o Dia do Defensor Público, atendendo a requerimento dos deputados Sávio Pontes, Sérgio Aguiar e Fernando Hugo, unanimemente acolhido no Plenário da Casa, num testemunho à relevante tarefa cumprida pela categoria em prol dos direitos dos carentes e necessitados.
O próprio Chefe do Poder Legislativo local, deputado Domingos Aguiar Filho, fez questão de comandar o evento, destacando a importância da classe no atendimento aos respectivos encargos institucionais.
Presente ao magno evento, realcei da tribuna daquela Casa, a posição do Congresso em defesa de proposições como a PEC do ex-deputado Roberto Freire, cuja apreciação far-se-á, ainda esta semana, segundo compromisso do Presidente Arlindo Chinaglia com endosso de todas as lideranças partidárias com assento neste Augusto Plenário.
Destaque-se, por oportuno que, na passada Legislatura, integrei Comissão Especial, na condição de Vice-Presidente, promovendo audiências públicas que ensejaram ao relator, Nelson Peregrino, recolher dados abalizados para que ainda melhor cumprisse a relevante missão que lhe fora atribuída em 2006.
Ao homenagear o deputado José Pimentel, o radialista Narcélio Lima Verde e a Sra. Maria Aurileide Soreano, a ADEPEC expressou satisfação diante do inestimável concurso prestado pelos laureados, aos quais se promoveu a entrega de placas alusivas à data então festejada.
No discurso, em nome de seus colegas, a Dr.ª Francilene Brito Bessa discorreu sobre os desafios cumpridos exemplarmente por todo o corpo funcional, num esforço ingente para que as causas dos necessitados contribuíssem, quando solucionadas a contento, com vistas a corrigir injustiças e a postergação de direitos, em via de serem conspurcados.
Os aplausos recolhidos pela dirigente máxima dos defensores cearenses deixaram transparecer a solidez de uma liderança autêntica, que já alcança dimensão nacional, em razão dos méritos incontáveis que há revelado ao longo de seu desempenho profissional.
Ao registrar o acontecimento, renovo a minha admiração ao DEFENSOR PÚBLICO, em todos os graus hierárquicos, especialmente pela abnegação demonstrada no cabal atendimento dos respectivos encargos legais.
A data, certamente, transformar-se-á em marco indelével para que o Poder Público reconheça a relevância do esforço levado a efeito pelos defensores em prol da comunidade brasileira.
E o Congresso, consciente de suas atribuições naturalmente acolherá a Proposta Constitucional referenciada, encaminhando-a ao Senado Federal, por imposição da estrutura bi-cameral predominante no País.
O defensor público terá, assim, o reconhecimento do Parlamento pelos serviços prestados à comunidade, particularmente aos carentes e necessitados, tradicionalmente marginalizados no nosso mosaico social.


MAURO BENEVIDES
Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados