Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 28 DE JUNHO DE 2013

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

A Transposição de Águas do Rio São Francisco, um dos mais importantes projetos destinados a favorecer o Nordeste brasileiro, vem caminhando, embora, lentamente, para a sua breve efetivação, conforme registra hoje, a imprensa de nossa Unidade Federada, o que traz maior alento àqueles que tenho a honra de representar no Congresso Nacional, desde 1975, quando, aqui aportei, como Senador da República.

A nossa mídia divulga, com destaque, que CINCO cidades cearenses serão beneficiadas com abastecimento d’água em razão do mega empreendimento, como BARRO, MAURITI, BREJO SANTO, JATI e PENAFORTE, o que aponta para algo significativo no que concerne àquelas comunas, com razoável potencial demográfico.

Aliás, em pronunciamento recente, em Fortaleza, o Ministro Fernando Bezerra foi peremptório em afirmar que aquela iniciativa, conduzida inicialmente pelo então Ministro Ciro Gomes, não sofreria mais embargos protelatório, já que se tornou prioritária pela própria Presidente Dilma Rousseff.

Chegou mesmo o ilustre pernambucano a anunciar que as metas delineadas não sofrerão mais quaisquer delongas, com os objetivos fixados claramente, não sendo admitida as tradicionais carências de dotações, habitualmente alegadas em obras dessa magnitude.

A sinalização, hoje estampada na imprensa de nossa Capital, passa a ser algo estimulante, que nos traz à tribuna para divulga-la auspiciosamente, na certeza de que nos manteremos atentos para acompanhar o cabal cumprimento dos cronogramas delineados, com clareza e precisão induvidosas.

Nesta fase crucial de estiagem prolongada, a versão noticiada é algo que reanima os nordestinos, sequiosos pela ultimação de um sonho acalentado por sucessivas gerações dos nossos conterrâneos.

Espera-se, assim, que ainda neste governo assistamos à efetiva concretização de uma aspiração, tornada viável na gestão da atual titular do Poder Executivo.

Estaremos vigilantes no cumprimento de um compromisso formal, de transcendência inquestionável para o nosso desenvolvimento socioeconômico.

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados