Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 09 DE JULHO DE 2013

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

Todas as entidades médicas brasileiras posicionam-se contra a decisão governamental de contratar profissionais estrangeiros para servir no SUS e em cidades do interior do País, preterindo, assim, oportunidades de empregos destinados aos nossos compatrícios, o que há suscitado reações vigorosas, com ampla cobertura da mídia e ressonância junto a segmentos da coletividade.

Ressalte-se que Associação Médica Brasileira e as instituições de âmbito regional anunciam demonstrações de inconformismo para as próximas horas, inclusive com a cogitada hipótese de greve, salvo em casos de urgência, para não prejudicar os pacientes que necessitem de atendimento imediato.

Embora o Ministro Alexandre Padilha tenha ocupado os canais de televisão, para justificar o ato oficial, a insurgência generalizou-se por todos os recantos do nosso território, a exemplo do Ceará, com o Sindicato à frente e a Associação respectiva – esta com cem anos de existência – num esforço tendente a sensibilizar a própria Presidente da República sobre a inconveniência da decisão, que há sido realçada pelo Planalto e divulgada em todos os veículos de comunicação na noite de ontem.

Nas duas Casas do Congresso e nas Assembleias Legislativas o desacordo há sido sequenciado, de maneira cáustica, esperando os manifestantes que a Primeira Magistrada sobreste tal providência, indo, desta forma, ao encontro daqueles que se sentem prejudicados pela deliberação, ora contestada nacionalmente.

Na semana anterior, o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, José Maria Arruda Pontes, liderou caminhada de protesto, recolhendo solidariedade da população para a causa que há sensibilizado, agora, todo o nosso País.

Ao retomar essa temática, da tribuna, como ora o faço, uma vez mais, secundando o enfático posicionamento dos médicos brasileiros, justificadamente preteridos pelo ato emanado de Exposição de Motivos da Pasta da Saúde.

Hoje, todos os veículos de comunicação social estampam notícia a respeito da mobilização, numa porfia incessante das referenciadas entidades, com vistas a sustar a atitude assumida pelo Poder Executivo da União.

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados