Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 10 DE JULHO DE 2013

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

Ao término de mais uma reunião do COMITÊ DE POLÍTICA MONETÁRIA, na tarde de hoje, aguarda-se o anuncio da nova TAXA SELIC, havendo o prognostico de que sofrerá mais um aumento, que a situará em torno de 805%, o que trará manifestação de desagrado de importantes setores de nossa economia, refratários a majoração, de qualquer valor.

Com isso, o COPOM pretende evitar o surto inflacionário já esboçado, o que desagrada os dirigentes da área econômica e, especialmente a própria Presidente da República, Dilma Rousseff, que acompanha toda a evolução de decisões dessa relevância, na condição de gestora maior dos destinos do nosso País.

Concomitantemente, o Fundo Monetário Internacional passou a revisar os cálculos do Produto Interno Bruto, como é de sua tradição, chegando a prognosticar que, no corrente exercício, o patamar situar-se-á em derredor de apenas 2,5%, o que contraria a expectativa inicial do governo brasileiro, quando especulava-se que poderíamos atingir 3%.

Na próxima semana, apenas, o Ministro Alexandre Tombini deverá manifestar-se a respeito, com base na ATA respectiva, expondo as motivações que determinaram o acréscimo que se espera ser efetivado ao final da tarde de hoje, o que naturalmente, ensejará reações naturais do comércio e indústria do País.

Enquanto isso, o Ministro da Fazenda continua transmitindo esperança de que o quadro brasileiro é de estabilidade, reagindo bem às medidas postas em pratica pelo Executivo, especialmente as chamadas desonerações tributárias, adotadas como forma de estimular o consumo, favoravelmente a indústria automobilística e a chamada “linha branca”.

Acredita-se que as especulações sobre alterações no comando do nevrálgico setor não adquiriram consistência, sendo quase certo que Mantega prosseguirá no posto, ainda mais porque desfruta de respeitabilidade no contexto do chamado G-20, a que pertence o nosso País, como um dos componentes do chamado BRIC,s, composto, também, pela China, Rússia, Índia e África do Sul.

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados