Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 13 DE AGOSTO DE 2013

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

Os veículos de comunicação de meu Estado divulgam matéria alusiva à carência d’água em 141 municípios, em um quadro de enormes preocupações para alguns milhares de habitantes, na iminência de colapso no abastecimento, até aqui levado a efeito através de carros-pipa, como sistemática sempre empregada em momentos cruciais como os que, periodicamente, enfrentam as cidades situadas no chamado Polígono das Secas.

A escassez registrada amplia-se a cada dia, gerando redobradas preocupações por entre autoridades, que buscam as alternativas mais viáveis, em condições de aliviar a angustia dos que não possuem outras modalidades viáveis, além dos reservatórios praticamente exauridos sem condições de atender à demanda de incontáveis número de familiares.

Ao DNOCS caberá direcionar esse processo de perfuração, com a colaboração também de setores do Exército, convocados para participar nessa missão árdua e nobilitante, num instante da mais prolongada carência de quedas pluviométricas, durante os últimos cinquenta anos.

O Governo do Estado, por sua vez, dispõe-se a contribuir para amenizar o sofrimento dos rurícolas, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, dentro de suas potencialidades, já que lá chegam, diariamente, justas e urgentes pleitos de centenas de interessados.

Ao trazer esse tema, de dramaticidade compungente, pretendo fazer chegar ao Ministro Fernando Bezerra - um dos mais competentes membros do Poder Executivo – para que assuma, com a sua proverbial proficiência o efetivo encargo dessa articulação, a fim de que as medidas não venham a sofrer as enervantes e imperdoáveis protelações, num instante de angustia e perplexidade.

Ao Diretor Geral do DNOCS, na semana passada, quando o Dr. Emerson Fernandes encontrava-se em Brasília, fiz-lhe chegar apelo veemente que me chegara do município de Mombaça, ainda hoje aguardando uma informação que, lamentavelmente, não me chegou, por mais que haja sido a minha postulação, com dados irrefutáveis, porque recolhidos de fontes legitimas daquela cidade.

Ao invés de reclamar, decidi, com este pronunciamento, SUPLICAR por medidas concretas e inadiáveis que nunca chegam no “OPORTUNO TEMPORE”.

 

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados