Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 02 DE SETEMBRO DE 2013

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

Uma notícia desalentadora, divulgada no último final de semana, gerou inquietação entre os nossos coestaduanos, sempre atentos à evolução dos entendimentos alusivos à construção da REFINARIA PREMIUM II, uma das maiores aspirações entre nós, almejada por diversas gerações, envolvidas na expectativa da concretização de algo que haverá de impulsionar, significativamente, o nosso crescimento econômico-social.

Trata-se da desistência do parceiro coreano do sul que se dispusera a colaborar com a Petrobras na construção do mega projeto, cogitado desde 1975, quando a bancada de senadores cearenses fez chegar às mãos do Presidente Ernesto Geisel um circunstanciado Memorial, expondo as razões de nossa pretensão.

A entrega formal ocorreu em junho do citado ano pelos nossos três senadores, na época, ou sejam os saudosos colegas Virgilio Távora, Wilson Gonçalves e por mim, num acolhimento dos mais auspiciosos por parte de quem comandava, na época os destinos do País.

Daí para a presente fase, todos os Chefes de Executivos pugnaram por tão nobre objetivo, mas é indiscutível que o atual, CID FERREIRA GOMES, há sido dos mais obstinados, inclusive trazendo para si a incumbência de encontrar parceria que coadjuvasse a nossa Estatal a tornar efetivo aquele histórico anseio coletivo .

Entendimentos à procura de parcerias tornaram-se insistentes, tendo, ultimamente, conceituado grupo econômico da Coreia do Sul anunciado o propósito de compor a formação societária com a PETROBRAS, num lance saudado, com euforia, pela própria dirigente da Petrobras, Graça Foster, nas seguidas audiências do governante alencarino com aquela autoridade do governo, gerido pelo Presidente Dilma Rousseff, igualmente comprometida em tornar realidade algo sonhado pelos meus conterrâneos, nestes quarenta anos.

Estava previsto para hoje o contacto de CID GOMES com a direção da Petrobras, na busca de nova alternativa, capaz de superar o impasse, ora decorrente do fato acima realçado.

Vamos torcer, ardentemente, para que essa nova tentativa, seja viabilizada para gáudio de todos, como nós, atentos ao deslinde dessa magna aspiração.

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados