Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 10 DE OUTUBRO DE 2013

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

A Assembleia Legislativa do Ceará, durante sessão solene, levada a efeito, à noite de ontem, reverenciou a memória imperecível de José Parsifal Barroso, um dos mais ilustres homens públicos de sua geração, com inestimáveis serviços prestados à nossa Unidade Federada e ao País.

Em 1935, despontou na vida pública, elegendo-se deputado estadual classista, participando da eleição indireta do governador, na época o dr. Francisco de Menezes Pimentel, jurista renomado, que ascendeu a outros postos destacados no cenário nacional, sendo Ministro da Justiça, do então Presidente da República, Nereu Ramos.

Parsifal, dotado de cultura polimorfa, tornou-se Governador do nosso Estado, no pleito de 1958, após exercer o Ministério do Trabalho na gestão do também sempre lembrado Juscelino Kubitschek de Oliveira, idealizador de Brasília e impulsionador do desenvolvimento do País, consagrado por incontáveis méritos, especialmente como homem de extraordinária visão para atender as aspirações de seus compatrícios.

Na refrega de 58, Parsifal elegeu-se Chefe do Executivo Alencarino, principiando auspiciosa administração, com a qual colaborei, quer como Lider da Maioria no Legislativo Estadual e, em seguida, titular da Secretaria de Interior e Justiça, na qualidade que fui de parlamentar mais votado, naquela competição das mais renhidas.

Cheguei a substituí-lo interinamente entre 18 e 20 de março de 1983, como dirigente máximo do Poder Legislativo, quando, em Recife, ele foi apresentar despendidas ao Conselho Deliberativo da SUDENE.

Autor de inúmeras obras, acolhidas elogiosamente pelos círculos culturais do Ceará, Parsifal Barroso possuía talento fulgurante, tendo sempre o estimulo de sua dedicada esposa, Olga Monte Barroso, herdeira do ex-deputado federal Francisco de Almeida Monte, líder de incontestável prestigio em Sobral e nas demais comunas da Zona Norte, o que comprovou ao longo de sua fecunda existência.

Os seus Filhos Vera, Régis, Roberto e Siglinda, têm sabido manter, permanentemente, lembrado a figura exponencial de um coestaduano eminente, que sempre soube honrar e dignificar as nossas mais caras tradições de cultura e civismo arraigados.

Proximamente, o Congresso irá promover solenidade para também recordar tão inolvidável vulto de nossa vida política, econômica e social. 

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados