Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 15 DE OUTUBRO DE 2013

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

Em matéria divulgada na imprensa do meu Estado, o Banco do Nordeste vem anunciando o montante de suas aplicações no MICRO CRÉDITO, que passou a ser uma das modalidades de maior procura, financiando pequenas empresas, que passam a ter suporte para desenvolver as suas respectivas atividades, em um mercado carente de apoio e incentivo.

Mesmo com a recente greve que, ali, ainda perdura, o direcionamento financeiro  nessa modalidade já alcançaram o auspicioso patamar de 16% de Hum Milhão e 35 milhões na faixa do chamado Polígono das Secas.

Pela projeção estabelecida no corrente exercício, é bem possível que as aplicações atinjam 1,35 milhões na região, o que significa que, em 31 de dezembro, possa ocorrer ultilização de cerca de mais de 270 milhões, o que atenderá a esse tipo operacional de empréstimo, dos mais procurados pelos pequenos e médios clientes.

Vale registrar que até setembro foram investidos QUINHENTOS E SETENTA E CINCO MILHÕES, somente no segmento do micro crédito, havendo a expectativa de que, até o final do ano, possam ser utilizados cerca de 270 milhões, o que totalizará, precisamente, 870 milhões do chamado CRÉDITO AMIGO.

Vê-se, deste modo, que o nosso BNB, que já tive a honra de presidir em época anterior, busca, a cada ano, aperfeiçoar os seus mecanismos operacionais, privilegiando, agora na linha do micro-crédito, aqueles estamentos sociais que mais necessitam de estimulo para atender à respectiva clientela.

O Presidente Ary Joel Lanzarin conta, pois, com uma equipe de servidores devotados a essa tarefa, o que amplia o conceito da instituição diante de todos aqueles que demandam o seu modus operandi.

Ainda recordo, como despontou, no debate constituinte, a inserção, por nossa iniciativa, com apoio da bancada, do FUNDO CONSTITUCIONAL do NORDESTE, hoje reputada a mais expressiva fonte de recursos do tradicional estabelecimento, criado pelo Presidente Getulio Vargas, por sugestão do seu Assessor Econômico, Rômulo de Almeida, baiano ilustre e seu primeiro dirigente.

Parabéns, pois, a todos os servidores, através de sua portentosa Associação, núcleo respeitado por extremo devotamento aos objetivos institucionais daquele órgão creditício, que merece os nossos efusivos aplausos.    

                   MAURO BENEVIDES

                       Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados