Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 16 DE OUTUBRO DE 2013

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

A imprensa cearense divulga o envio ao nosso Estado, como colaboração do governo federal, aos rurícolas que se defrontam com a seca inclemente, TRINTA TONELADAS DE MILHO, remetidas pela CONAB, dentro de uma programação assistencial que objetiva minimizar os efeitos do flagelo, os quais já alcançam, drasticamente, dois anos da falta de quedas pluviométricas.

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário vai encarregar-se de promover a distribuição, entre as comunas, afetadas pela intempérie, considerada, a mais dramática dos últimos cinquenta anos, com danos incalculáveis para os nossos homens do campo, que tiveram as plantações dizimadas, com perda total.

Enquanto isso, os reservatórios encontram-se em níveis baixíssimos, o que acarreta a necessidade de atendimento à população através da sistemática dos carros-pipa, com a colaboração do Exército brasileiro.

O governo CID FERREIRA GOMES tem propiciado apoio aos sertanejos, acionado a máquina oficial em tudo que for disponível para amenizar as agruras dos nossos conterrâneos.

As ajudas consequentes do Bolsa-Safra e do Bolsa-Estiagem, embora louváveis, não foram suficientes para atender às angústias dos agricultores, todos pressurosos por ajudas ainda mais substanciais que amenizem as imensas perdas desta fase calamitosa vivenciada pelo sertão adusto nordestino.

Até o mês de fevereiro, a demanda por maior apoio tornar-se-á compulsória, convindo, desde, já, o Poder Central adotar programação intensiva, como modalidade de evitar o agravamento desta conjuntura implacável com  que se defrontam os homens do campo, nestes instantes de  greve conotação.

Transmito, pois, ao Ministério da Integração, à frente o seu novo titular FRANCISCO TEIXEIRA, na expectativa de que aquela Pasta adote programas, ainda mais amplos, em sintonia com outros que integram o elenco de obras projetadas pelos técnicos do Poder Central.

Até que se ultime a transposição de águas do Rio São Francisco, essas apreensões sempre ocorrerão, apesar do empenho de todas as nossas lideranças políticas.    

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados