Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 29 DE OUTUBRO DE 2013

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

Com o falecimento, no ultimo final de semana, do jornalista MAURÍCIO AZÊDO, perdeu a Associação Brasileira de Imprensa o seu dinâmico Presidente, cuja atuação foi assinalada pela preocupação inarredável de resguardar ampla liberdade dos meios de comunicação e de expressão, fazendo-o com ênfase e dignidade verdadeiramente insuperadas.

Aquela instituição, que já teve à sua frente, dentre outros, o Acadêmico Barbosa Lima Sobrinho, perde, agora seu atual e dinâmico dirigente, com brilhante currículo, que o projetou aos seus Pares e a própria opinião pública brasileira.

Ao exercer atividade partidária, ascendeu, em três legislaturas, à Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, numa comprovação de seu prestígio junto aos setores esclarecidos do eleitorado daquela metrópole.

Deixando a militância partidária, exerceu, com proficiência e dignidade, o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Município, portando-se como guardião dos recursos públicos, inadmitindo distorções que comprometessem as finanças daquela Capital e o fazendo numa linha de austeridade, na qual timbrava a sua porfia quotidiana.

Integrante que foi de alguns órgãos da mídia, sempre se impôs junto ao público ledor em artigos lapidares, que o projetaram, merecidamente, por sua pena cintilante e o cumprimento correto de uma criteriosa missão no cenário da capital fluminense.

Todas as campanhas vinculadas à moralização dos costumes políticos contaram com o seu decidido apoio, inclusive na mobilização, em 2010, em prol do FICHA LIMPA, que teve o co-patrocínio da Ordem dos Advogados do Brasil e da Conferência Nacional dos Bispos, além de outras instituições e os Movimentos Populares  estes liderados por Marlon Reis e os demais segmentos a ele agregados.

Como parlamentar e jornalista sindicalizado, entendi de prestar, desta tribuna, homenagem à memória de Maurício Azêdo, considerando-o um bravo lutador de causas nobres, com vínculo permanente em relação a campanhas de conotação democrática.

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados