Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 13 DE NOVEMBRO DE 2013

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

A imprensa anunciou que o IBGE promoverá mudanças no calculo do Produto Interno Bruto, oferecendo melhor relevo às telecomunicações e informática, com indicador podendo subir de 0,1 a 0,3 ponto.

Sabe-se que para o corrente ano a previsão é de 2,5% sem contar com essa revisão, ora apontada como perfeitamente ajustável à realidade econômica, podendo inspirar, desta forma, maior tranquilidade aos que se encarregam de avaliar o nosso desempenho em setor vital, conferido, atentamente, pelos observadores internacionais, incumbindo de processar esses cálculos e divulga-los para conhecimento dos estudiosos dessa área nevrálgica.

Mencione-se, por oportuno, que o IBGE trará para o Produto Interno Bruto do terceiro trimestre dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2013 e da Agrícola Municipal, ambos sendo considerados como de expressivo impacto.

Haverá, desta forma, imensa expectativa em torno do anuncio do ultimo trimestre, para cujos dados os especialistas voltarão as suas respectivas atenções, numa reavaliação que se tornará compulsória a partir desses critérios, agora divulgados formalmente.

É certo que os órgãos encarregados dessas referenciadas oscilações irão aprofundar-se nas alterações ora citadas, para validá-las como absolutamente corretas e capazes de orientar a economia mundial.

Há, portanto, natural expectativa de que, no mês vindouro já se conheçam tais avaliações, com reflexos políticos, econômicos e financeiros, notadamente motivo, no debate partidário, comentários entre os prováveis postulantes à Chefia de nossa Nação.

O Congresso Nacional, por sua vez, acompanhará, como sempre faz, tais oscilações, na expectativa de que se registrem números mais favoráveis, que garantam ao Brasil uma posição compatível com o esforço levado a cabo para assegurar o prestigio de que sempre desfrutamos como País de conotação desenvolvimentista, qualificação que já vem de governos anteriores.        

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados