Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES
NA SESSÃO DE 25 DE MAIO DE 2007

 


SENHOR PRESIDENTE
SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

Reúnem-se, hoje, em nossa Capital, os governadores do Nordeste para uma ampla discussão em torno dos interesses regionais, a fim de que os mesmos se situem adequadamente no contexto das políticas públicas da União.
O Governador Cid Gomes adotou todas as providências para que o evento alcançasse os seus objetivos, valendo como um bravo de alerta para que o Poder Central torne-se receptivo às nossas reivindicações.
Ontem, foram os Secretários de Fazenda e Planejamento que debateram questões igualmente relevante, buscando uma uniformidade de pensamento que induza o Planalto a se mostrar sensível às postulações que lhe forem encaminhadas, nos próximos dias.
Com o PAC desponta como grande alternativa na atual conjuntura, é indispensável que o Polígono das Secas saiba posicionar-se adequadamente, habilitando-se para que aquinhoado de forma ponderável, em condições de contribuir para a correção das desigualdades sociais.
Embora sem a SUDENE ainda pendente de implantação, à falta de exame dos vetos apostos pelo Presidente da República, o Nordeste reclama por um melhor reconhecimento de seus anseios, a fim de que mais expressivamente possa contribuir para o desenvolvimento do País.
Esta tônica dominará, certamente, as discussões, na expectativa de que se extraiam lições sapientes ao melhor favorecimento das 9 Unidades Federadas que ali se acham encravadas geograficamente.
Que os Chefes de Executivos nordestinos saibam alinhar postulações corretas, capazes de ser viabilizadas pelo governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Especificamente no que concerne ao Ceará, a Usina Siderúrgica continua a ser aspiração mais premente, conforme deixei patente ontem, num café da manhã com o Presidente da Petrobras, Sérgio Petrelli, de quem depende a definição técnica do empreendimento, embora o Chefe da Nação já se acha comprometido com a sua instalação.
Saúdo, desta tribuna os Governadores do Nordeste, ao ensejo do Encontro de Fortaleza.
 

MAURO BENEVIDES
Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados