Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 26 DE FEVEREIRO DE 2014

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

Em longa matéria constante da página de Economia de O Estado de São Paulo, a transposição do Rio Francisco é abordada com percuciência, através dos jornalistas Alexa Salomão e José Patrício, os quais chegaram a ouvir, em entrevista, o titular da Pasta de Integração Nacional, Francisco Teixeira, que, ali, substituiu a Fernando Bezerra Coelho, ex-constituinte, o qual, empreendeu proficiente administração, defrontando-se com recursos insuficientes para atender à demanda dessa magnitude.

Recorde-se, por oportuno, que o acalentado projeto teve origem ao tempo do ex-ministro Ciro Gomes, após meticulosos estudos, iniciando-se desde os primeiros momentos, tendo em vista incompreensões despropositadas, afinal superadas pela força de convencimento das lideranças regionais, convictos de que o mega empreendimento seria – como se espera – a redenção do chamado Polígono, naquela faixa geográfica, delimitada na concepção original.

Falando a respeito, ao jornal paulista, o atual ocupante do Minter, Francisco Teixeira, também cearense, destacou, enfaticamente o seguinte.

“Eu entendo o sentimento dos produtores porque essa seca é penosa, mas o governo tomou todas as providências para amparar a população. A transposição será concluída em 2015”.

Pelo tom peremptório de que se revestiu a intervenção do atual dirigente da Pasta, é de prever que nenhum obstáculo de ordem financeira poderá despontar, o que seria uma autêntica subestimação a algo fundamental para o chamado Polígono das Secas.

Não será demais recordar que, no ano passado, a própria Presidente Dilma Rousseff incumbiu-se de, pessoalmente, avaliar o andamento das obras, o que motivou uma contundente declaração para as empresas responsáveis de que “inadmitiria quaisquer atrasos no organograma revisto, naquela ocasião”.

A partir daí, as esperanças foram renovadas, cabendo agora ao ocupante do MINTER chancelar a decisão e fazê-la tornar-se “esplêndida realidade”, como anseiam todos os habitantes daquela faixa territorial do nosso País.

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

 

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados