Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 11 DE MARÇO DE 2014

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

Em solenidade levada a efeito na manhã de hoje, o Secretário de Planejamento do Ceará, Eduardo Diogo, anunciou o expressivo Produto Interno Bruto do Estado, mesmo em meio a um momento crítico vivenciado pelo Nordeste, na ocorrência da prolongada estiagem, que alcançou toda a vasta região do Polígono, dizimando rebanhos e plantações, com incalculáveis prejuízos à nossa economia e ao próprio desenvolvimento de atividades produtivas correlatas.

Ressalte-se que, em termos nacionais, o PIB situou-se em apenas 2,3%, o que foi saudado, mesmo assim, com compreensão pelos observadores técnicos dessa área nevrálgica, coincidindo com o vaticínio do próprio Ministro Guido Mantega, quando números menos razoáveis haviam sido apontados com inevitável ressonância para uma Nação EMERGENTE, integrante do chamado grupo dos BRICs.

Mesmo enfrentando enormes empecilhos, o afã empreendido pelo Governador Cid Ferreira Gomes, a indústria, o comércio e os demais setores de influência significativa, a identificação, ao invés de frustrar, refletiu o desempenho ininterrupto levado a cabo por nossa Unidade Federada, que, na aferição anterior, superara a próxima computação do País.

Alcançando o percentual de 3,4%, tem a nossa Unidade Federada razões sobradas para realçar esse expressivo resultado ao longo de período inicial, a partir de 1985, quando emergiu, estatisticamente, a apuração de tal calculo, sempre acompanhado, atentamente, pelos órgãos oficiais, públicos e privados.

Na Assembleia Legislativa, na manhã de hoje, o deputado Mauro Filho, ex-secretário da Fazenda, reportou-se ao tema, oferecendo subsídios valiosos para lastrear o auspiciosa amostragem, saudado, por euforia, no Plenário, pelas diversas bancadas, já que os números identificaram, à saciedade, a porfia cumprida pela atual gestão em prol do nosso crescimento, bem superior ao que foi apontado no plano nacional.

Apesar da estiagem implacável, o esforço da maquina pública e da área privada direcionaram-se para investimentos de ponderabilidade inquestionável, o que nos obrigou a trazer a esta tribuna estes dados comprobatórios de uma atuação proficiente que, ali, se empreendem no exercício pretérito.

O Ceará, “malgré tout”, desponta significativamente, mesmo com enfrentamento da crise climática, de extraordinário dimensionamento, como tantas vezes realçamos desta tribuna.

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados