Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 24 DE MARÇO DE 2014

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

No próximo dia 27 será comemorado, simultaneamente, em Ipueiras e em Fortaleza, o Centenário de nascimento do líder político da Zona Norte do Ceará, EDMUNDO MEDEIROS, patriarca de tradicional família da Unidade Federada a que pertencemos, mercê do extraordinário sentimento patriótico que encarnou, desaparecido aos 91 anos de idade, sempre cercado da admiração e respeito dos filhos, todos nascidos na comuna na qual exercia liderança política das mais prestigiosas, pautada numa linha de coerência e espírito público inexcedíveis.

Tive o prazer, ainda nos primórdios de minha carreira política, de conhecê-lo de perto, embora militássemos em agremiações adversárias, mas sempre mantive com ele próprio e os seus descendentes, vinculo de amizade, notadamente o seu filho Renato Bonfim, empresário realizado, com destacada atuação na Capital cearense e interação comercial com várias cidades, em diversas regiões.

Do consórcio de Edmundo com Edite Bonfim Medeiros, dama de virtudes peregrinas, nasceram QUINZE FILHOS, dos quais nove ainda vivos, no exercício  de diversificadas atividades, preservando os ensinamentos que tiveram origem no próprio berço familiar e serviram de parâmetros para o exercício de desempenho profissional.

No inicio do processo de redemocratização, em 1945, Edmundo exerceu, por breve espaço de tempo, a Prefeitura Municipal ipueirense, demonstrando extraordinária visão e envidando esforços para que a cidade progredisse, mesmo em meio a escassos recursos do Erário.

Com pendores para o jornalismo, ele foi correspondente, ali, do tradicional jornal O POVO, já que era amigo do saudoso Paulo Sarazate, homem público que engrandeceu o Parlamento Nacional, quer como Deputado e Senador da República, além de Governador do Estado.

Na qualidade de vereador à Câmara Municipal de sua cidade, sempre foi acatado por adversários e colegas de representação parlamentar dignificando o mandato e mostrando sintonia com as aspirações populares.

Os seus filhos Renato, Edésio, Nemésio, Aglaê, Dagmar (já falecida), Leda, Francisco Bonfim (já falecido), Graça, Antonio (Tuica), Fátima e Mimosa mantêm imperecível a memória de um autêntico Varão de Plutarco, cujo Centenário enseja a rememoração de uma vida honrada, dedicada à sua terra e à sua gente, dando lugar a esta homenagem que a ele presto na tribuna desta Casa Legislativa, em nome da bancada cearense, no Congresso Nacional.

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados