Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 31 DE MARÇO DE 2014

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

Na próxima terça-feira, deverá empossar-se, como Ministro das Relações Institucionais , o ilustre colega RICARDO BERZOINI, parlamentar dos mais competentes, que nesta Casa, pontifica como uma das nossas figuras estelares, desempenhando, brilhantemente, sucessivos mandatos, na qualidade de representante, por São Paulo, do Partido dos Trabalhadores.

Com ele sempre mantive um fraterno relacionamento, numa interlocução permanente sobre os grandes desafios da nacionalidade, nos últimos tempos, o que me permitiu identificar a sua arguta perceptibilidade dos fatos então ocorrentes e o consequente deslinde de questões da maior relevância para os destinos do País.

Ao ascender à Presidência da Comissão de Constituição e Justiça, coube-me saudá-lo, ali, em nome dos colegas do PMDB, quando invoquei passagens históricas, ali, do saudoso Djalma Marinho, em citações de Calderon de La Barca, no episódio de cassação de Márcio Moreira Alves, recusada pelo parlamentar potiguar.

Inúmeras proposições foram-me por ele distribuídas para relatar, numa comprovação de sua confiança naquilo que deveria eu buscar, adequadamente, com subsídios capazes de orientar a votação no âmbito da CCJ e, depois, neste Plenário Soberano.

Com o tirocínio adquirido no exercício de impecável liderança sindical, enfrentou tarefas ingentes buscando melhor servir à categoria a que pertence e à qual prestou os mais assinalados serviços, sequenciados, com mais amplitude, aqui, como integrante da bancada de São Paulo, da qual é, sem dúvida, membro dos mais preeminentes.

Na Pasta das Relações Institucionais  pode-se vaticinar uma postura que mantenha harmonizados os Poderes Legislativo e Executivo, sobretudo numa fase de mobilização eleitoral, quando aspirações comuns estarão legitimamente na Ordem do Dia, dele sendo reclamado “engenho e arte”, atributos que sempre exornaram a sua personalidade, ao longo de sua vida pública.

Que Berzoini revele, ali, o seu talento fulgurante e inequívoca sensibilidade para compatibilizar anseios, aparentemente conflitantes, entre componentes dos dois Poderes da República.        

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados