Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 07 DE ABRIL DE 2014

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

No último sábado, o Brasil perdeu uma figura de maior expressão na vida artística do País, o ator José Wilker, cearense de nascimento, que se tornou ídolo há quatro décadas, em razão de privilegiado talento no desempenho de personagens da nossa teledramaturgia, projetando-se pela versatilidade com que se caracterizava como interprete das mais variadas criações de autores consagrados.

Ao repassar os principais momentos de sua longa trajetória, a TV, em todos os respectivos Canais, divulgaram episódios marcantes de sua eximia interpretação em filmes e novelas de enorme ressonância entre nós.

O produtor de cinema, Luis Carlos Barreto, conterrâneo de Wilker, exaltou a extraordinária adaptação a todos os papéis que lhe eram atribuídos, levando às salas de cinema milhares de espectadores, todos comentando, favoravelmente, a respectiva atuação em cenas que o notabilizaram pela excepcional acuidade no correto cumprimento de performance que lhe fora atribuída, o que nunca deixou de recolher encômios, mesmo dos especialistas mais exigentes.

Nascido em Juazeiro do Norte, sob o influxo de bênçãos do inolvidável Padre Cícero Romão Batista, mas radicado em Recife, por algum tempo, foi no Rio de Janeiro que avultou a sua inclinação para o Palco despontando, vertiginosamente, para uma ascensão que lhe permitia merecer aplausos de milhões de telespectadores.

A própria Presidente Dilma Rousseff fez questão de expressar o seu sentimento de pesar, fazendo-o através de breve comunicado em que destacou explicitamente:

“Ator, critico de cinema e exemplo de dedicação à arte, José Wilker nos presenteou com interpretações que se tornaram ícones do cinema e da TV”.

 Quer como Mundinho, Vadinho, Lorde Cigano, Roque e tantos outros personagens ele foi insubstituível, transformando-se, por isso, em ídolo de incontáveis admiradores, entre os quais, me incluo neste pronunciamento, em nome de nossa bancada no Parlamento Nacional.

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados