DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES
NA SESSÃO DE 07 DE ABRIL DE 2014
SENHOR PRESIDENTE
SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:
Conquanto esperado, o aumento da TAXA SELIC, pelo Comitê de Política Monetária, começa a suscitar reações dos setores empresariais, já que chegamos a um patamar de 11%, na revivência de situação registrada em um passado distante, contra o qual sempre se insurgia a Presidente Dilma Rousseff, em declarações peremptórias, no principio de sua gestão, há três anos atrás.
Na passada segunda-feira, veiculei as hipóteses correntes, que apontam para um acréscimo de 0,25, consequente de uma tentativa oficial destinada a evitar que a meta da inflação fosse alcançada, estabelecida pelo IPCA em 6,5%.
Há quem prognostique que tal parâmetro seria ultrapassado com maior celeridade, se não fosse a ação atenta do Banco Central, em projeções de que se incumbe o próprio Presidente do BACEN, Ministro Alexandre Tombini, em plena consonância como Ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Comentaristas competentes começaram, desde o ultimo domingo, a apontar a solução, afinal prevalecente, com desdobramentos de suas implicações junto aos nossos segmentos econômico-financeiros, inconformados com esta escalada incontrolável, que reflete, negativamente, face ao nosso prestígio junto à opinião publica nacional e internacional.
É possível que, já na terça-feira vindoura, o COPOM dê a conhecer as razões que ditaram esse posicionamento, a fim de que sobre as mesmas manifeste-se a grande massa de interessados, embora reconhecendo que foi mais uma tentativa de impedir o processo inflacionário, que vem fugindo do controle das autoridades responsáveis por esse nevrálgico setor.
Diante da argumentação a ser expedida na detalhada exposição do Banco Central, as ilações brotarão em meio às especificações de um procedimento complexo, e deve chegar ao conhecimento dos setores mais diretamente envolvidos nesta angulação que, a cada 40 dias, experimenta evoluções vitais para o nosso desenvolvimento econômico e social.
MAURO BENEVIDES
Deputado Federal