Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 09 DE ABRIL DE 2014

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

Por decisão pontifícia, alçou-se à condição de Santo, no contexto de aplaudida canonização, o beato Padre José de Anchieta, mesmo sem a comprovação de milagres, como era tradicional no âmbito do Vaticano, agora sob a direção do Papa Francisco, responsável pela inovação tornada pública, após despacho com o Cardeal Ângelo Amato, incumbido na Congregação, para as Causas dos Santos.

Aliás, a mídia católica realçou explicitamente que, no caso, a deliberação prevalecente, agora, introduz o Santo no culto universal com ofício divino e missa em sua honra, mas sem sentença formal definitiva.

Recorde-se que, num café da manha, na Casa de Santa Marta, Dom Raimundo Damasceno, Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil encareceu especial atenção da Santa Sé para a canonização do jesuíta, exaltando a sua obra missionária, nascido que era na Ilha das Canárias, que chegou, bem jovem, ao Brasil, principiando a orientação aos indígenas aqui fixados, tarefa que o projetou, a ponto de tornar-se, como agora aconteceu, mais um Santo vinculado à nossa Pátria.

Aliás, o vice-postulador de Anchieta, Padre Cesar Augusto dos Santos alegou, sobre a justa pretensão, que “tínhamos de nos concentrar em três pontos: a antiguidade da causa, sua continuidade ininterrupta e sua amplitude”.

Ressalte-se que o Padre Anchieta circulou, ao seu tempo, pelos Estados de São Paulo, Bahia, Rio e Espírito Santo, existindo, inclusive, no Piauí, capela em sua honra, com expressivo número de devotos.

O Padre Anchieta integra o bloco das seis canonizações preconizadas pelo Sumo Pontífice neste 1º ano de proficiente ação pastoral à frente dos destinos de uma Igreja que caminha no encontro de justificados anseios da grande massa de abnegados propugnadores, de indicações inequívocas, como a ascensão de São José de Anchieta.

Que ele prossiga abençoando os nossos compatrícios aspergindo o bem por entre o Povo de Deus.

 

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados