Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 14 DE ABRIL DE 2014

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

Na sessão do Congresso Nacional, marcada para a noite de amanhã, deverá ser apreciado, dentre outros, o VETO da Presidente Dilma Rousseff à criação de novos municípios,  tema  que há sido objeto de mobilização dos distritos em condições de se alçarem à qualidade de urbes a exemplo das demais existentes no País.

No sábado passado, durante minha estada em Fortaleza, vários próceres interioranos interpelaram-me sobre a perspectiva de ser recusado o ato da Primeira Mandatária, por uma rebelião inspirada na chamada voz das bases “ou sejam os Vereadores e lideranças comunitárias que aspiram o desmembramento sonhado por algumas dezenas de cidades em minha Unidade Federada.

Em Pajuçara, a Vereadora Aline do Hospital endereçou-me solicitação veemente para conseguir a aprovação da matéria, embora, nesta Casa, as perspectivas seguirá bem mais animadoras.

No Senado, porém, existiria reação muito bem orquestrada, o que pode impedir solução satisfatória, como aspiram várias localidades, em situação de tornar-se município, com base na ponderabilidade de sua densidade populacional.

Jurema, em Caucaia; Aruaru, em Morada Nova; Antonio Diogo, em Redenção e inúmeros outros enfileiram-se para obter a independência, se assim o entenderem deputados e senadores, na terça vindoura.

Apelo, pois, desta tribuna, para que os parlamentares agilizem a prerrogativa de recusa ao Veto, o que ampliaria o número de cidades, na extensão do território nacional.   

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados