Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 22 DE ABRIL DE 2014

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

Ocupo esta tribuna para registrar o falecimento do ex-vereador e líder peemedebista do município de Itapipoca, Francisco Rodrigues de Matos, vitima de um acidente cardiovascular, abrindo lacunas nas fileiras políticas daquela cidade, na qual desfrutava de invejável conceito por suas arraigadas convicções ideológicas, filiado que era aos quadros do antigo MDB e, hoje, do PMDB, vinculado à nossa orientação, em três décadas de convivência leal e destemerosa.

Na memorável campanha de 1974, quando me elegi, pela primeira vez Senador da República, ele, à frente de correligionários decididos, levou a cabo articulação de adeptos fervorosos, possibilitando uma surpreendente maioria de 500 sufrágios, bastante razoável para aquela adversa conjuntura.

Despontava, assim, uma liderança autêntica ensejando a sua ascensão ao Legislativo local, prestigiado, sempre, por seus Pares, em razão de conduta equilibrada que lhe valeu o reconhecimento do eleitorado itapipoquense.

Amigos, também, dos meus descendentes Carlos Eduardo e Mauro Filho. A eles emprestou, sempre, valorosa solidariedade, estruturando recepções e pequenos comícios notadamente na região de Cruxati, já que, ali, a sua atuação garantia a ele próprio e aos nossos postulantes, lastro de aceitação espontânea, que as urnas expressavam, com clareza e precisão.

No Legislativo Municipal, tornou-se líder de incontestável clarividência, atributo que transferiu ao seu filho Albérico Teixeira de Matos, advogado militante e, igualmente, dotado de sentimentos partidários arraigados, que o habilitaram, a integrar aquela cruzada empolgante.

Recentemente, dirigiu-me apelo em favor da emancipação de Cruxati, alegando em prol de tão justa causa dados irrefutáveis, os quais qualificariam, tranquilamente, aquele Distrito para a sua separação da sede da Comuna.

Ele foi sempre um homem de idealismo inquebrantável, nunca se afastando das diretrizes peemedebistas e de nosso comando, em longos anos de febricitante porfia, direcionada para o progresso e desenvolvimento de Itapipoca, do Ceará e do País.

       

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

 

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados