Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES

NA SESSÃO DE 12 DE MAIO DE 2014

 

 

SENHOR PRESIDENTE

SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

Internado, há vários dias, no Hospital São Mateus, em Fortaleza, faleceu, ontem, na nossa Capital, o apreciado jornalista JOSAFÁ VENÂNCIO, que integrava os quadros do Diário do Nordeste, atuando no âmbito da Editoria Política, ali dirigida pelo competente e experimentado Edson Silva, que a ele atribuía sempre a cobertura de fatos políticos relevantes, registrados no Congresso Nacional.

Não foram poucas às vezes em que fui pelo mesmo abordado sobre acontecimentos palpitantes da vida partidária do Estado e do País, oferecendo interpretações pessoais, das quais se extraiam ilações destinadas a embasar os comentários que tecia  em sua coluna, naquele importante veículo de comunicação social, habitualmente, com extraordinária percuciência e correta inserção.

Quer em Brasília ou na Capital de nossa Unidade Federada, nunca deixei de fornecer-lhe adequados informes sobre matéria em que por ele era questionado, sobretudo a evolução dos entendimentos processados na área da reforma política, sempre pautada para registro de deliberação vinculadas a essa polêmica temática.

A cada reunião da Comissão Especial sobre esse item de passionalizada apreciação, ele glosava os pontos polêmicos, reclamando a minha exegese mais ampliada, que fundamentaria o seu texto, como comentarista competente na equipe de que fazia parte, graças à sua acuidade para assimilar o alcance das decisões adotadas nas sucessivas sessões, levadas a cabo com tal finalidade.

Pertencente ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais, era partícipe das deliberações, ali, postas em prática, convivendo com os seus Pares em meio a elogiável espírito de fraternidade, que o tornava, por isso, admirado pela categoria a que tinha a honra de vincular-se.

Com o presente registro, desta tribuna, homenageio a sua memória imperecível, por considerá-lo vocacionado para uma porfia que lhe garantiu o respeito e admiração do público ledor.

MAURO BENEVIDES

Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados