Discursos

DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO MAURO BENEVIDES
NA SESSÃO DE 29 DE MAIO DE 2007

 


SENHOR PRESIDENTE
SENHORAS E SENHORES DEPUTADOS:

 

Sob os auspícios da Casa do Ceará, localizada na 910 Norte, estará sendo lançado, amanhã, dia 30, o livro REMINISCÊNCIAS, de autoria do professor JOSUÉ DE CASTRO, titular da Cadeira de Psiquiatria da Universidade Federal do Ceará e médico renomeado, com projeção em todo o Pais. 
Detentor de vasta bibliografia, na área de sua especialização, o ilustre cearense desfruta de invejável conceito entre os profissionais da Medicina, com repercussão em outros segmentos sociais, pelo destaque que alcançou, em razão, também, de sua permanente colaboração na imprensa de Fortaleza e em revistas de circulação nacional, nas quais faz inserir os alentados artigos sobre a esfera de respectiva especialização como catedrático que é, além de escritor laureado, assim qualificado pelos que o conhecem de perto.
Em numerosos congressos de que participou, do respectivo programa constam, sempre, colaborações da erudita lavra que possui, calcadas na experiência e talento que possui, bem assim de permanente vivência em tão importante ramo das ciências médicas.
Junto à Universidade Federal do Ceará, Josué de Castro é sempre apontado na condição de docente dos mais qualificados, com realce por entre os colegas e os discentes da Escola Superior a que pertence.
Num dos últimos lançamentos, em memorável Noite de Autógrafos, no Ideal Clube, o competente autor contou com o prestígio de destacados convidados, inclusive o próprio governador do Estado, parlamentares e vultos exponenciais dos círculos universitários do Nordeste.
Tenho certeza, portanto, que a Casa do Ceará reunirá, sob a presidência de José Jézer de Oliveira, além da colônia cearense aqui radicada, personalidades do mundo oficial, que emprestarão, assim, brilho excepcional ao magno acontecimento científico.
Conhecendo, de perto, a trajetória de JOSUÉ DE CASTRO, com absoluta convicção de que sua obra mais recente recolherá crítica favorável, de quantos tiveram o privilégio de conhecer uma figura de extraordinária projeção nos círculos científico do País, com bibliografia que o dignifica como um dos vultos estelares da Psiquiatria na América Latina.             


MAURO BENEVIDES
Deputado Federal

Mauro Benevides © 2011 Todos os direitos reservados